Bilhete total deixa de fora quem tem vale-transporte e decepciona

O primeiro dia do bilhete total foi uma decepção para a maioria dos passageiros que utilizam os trens do metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Como o vale-transporte municipal – o bilhete único fornecido pelas empresas a trabalhadores – não está sendo aceito nos trens, muitos foram barrados nas catracas. O mesmo aconteceu com os estudantes, que só terão o direito à integração gratuita em agosto. No fim, apenas 35% dos passageiros que usam o transporte sobre trilhos na capital tiveram a possibilidade de testar a novidade.
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos, responsável pela gestão do bilhete total, promete resolver o problema, mas só nas próximas semanas. “Já solicitamos à SPTrans (São Paulo Transporte) que o nosso cadastro de passageiros que utilizam o vale-transporte seja unificado”, disse o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

Quase metade dos 4 milhões de pessoas que viajam diariamente usam vale-transporte. O contingente de idosos, deficientes e estudantes, que também só poderão usar a integração daqui a alguns meses, representa 20%.

Informação – Ontem, muitos ficaram surpresos ao saber que ainda não teriam direito ao benefício. “Faltou informação. Se a maioria das pessoas usa vale-transporte, deveriam ter colocado um cartaz dizendo que ele ainda não é aceito”, protestou o auxiliar administrativo Alexandre Ferreira Amorim, de 26 anos, que foi barrado ao tentar passar seu bilhete único na Estação Cidade Jardim da CPTM.

O engenheiro elétrico Deroaldo Ferreira de Toledo Júnior, de 22 anos, teve sorte. No caminho até o Terminal Rodoviário do Tietê ficou sabendo da integração. E como tinha um bilhete único comum, daqueles comprados em casas lotéricas, não teve problemas para embarcar na Estação Ana Rosa do metrô.

“Para mim, a integração está aprovada. Além da comodidade de poder usar o mesmo bilhete, economizei mais de R$ 1,00.” Para os técnicos o primeiro dia de testes na Linha 2 (Ana Rosa-Vila Madalena) do Metrô e Linha C (Osasco-Jurubatuba) da CPTM foi um sucesso. Até o fim da tarde, eles não haviam detectado nenhuma falha no sistema. “O software está funcionando perfeitamente.

Já passamos pelo teste de fogo”, afirmou Conrado Grava de Souza, gerente de Operações do Metrô. Todas as estações do metrô devem estar equipadas com validadores até 1.º de maio e as da CPTM, até 11 de maio.

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Fonte: O Estado de S. Paulo

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