A América Latina Logística (ALL) está intensificando a parceria com clientes para o desenvolvimento de vagões e investimentos em infra-estrutura. Os mais recentes contratos neste molde foram fechados com a Klabin e a Votorantim Cimentos. O acordo com a Klabin prevê investimentos de R$ 10 milhões na adaptação de 50 vagões e melhoria da malha ferroviária. Já com a Votorantim os aportes são de R$ 2 milhões na reforma de 77 vagões e construção de dois novos centros de distribuição, em São Paulo e no Paraná.
O diretor de industrializados da ALL, Paulo Basílio, explicou que em 2005 foram fabricados em conjunto com os clientes 500 vagões e realizados aportes em infra-estrutura, sendo que os recursos aplicados foram de R$ 27 milhões. Hoje todos os contratos de transporte da ALL estão atrelados à disponibilização de vagões novos ou adaptados pelos clientes. `No ano de 2005 ALL firmou contratos com empresas do segmento de industrializados, que permitiram à empresa aumentar sua participação em fluxos onde seu market share ainda é pequeno (em torno de 25% no mercado industrial intermodal): contêineres, papel (produtos florestais) e siderúrgicos`, disse Basílio.
Segundo o executivo, a diferença nas parcerias é o desenvolvimento de vagões específicos para o transporte de produtos. `Descontos no frete são avaliados caso a caso, dependendo do investimento realizado pelo cliente`, disse Basílio.
Segundo o gerente de supply chain da Klabin, Aldo Bastos, serão transportados 11 mil toneladas de bobinas de papel por mês da fábrica em Monte Alegre (PR) ao porto de Paranaguá. `Estamos realizando uma substituição do modal de transporte. Anteriormente, todo volume para exportação era levado via caminhão da fábrica ao porto. A partir de março de 2006 as bobinas partirão por trem`, disse Bastos.
O executivo acrescentou que o volume transportado corresponde a 440 carretas por mês. `Com a utilização da ferrovia conseguiremos uma redução de 28% nos custos com frete`, afirmou. Para viabilizar o contrato, segundo Bastos, a ALL desenvolveu um protótipo de vagão apropriado ao transporte de bobinas de papel. `O vagão foi criado especificamente para o transporte de bobinas de papel. Com isso, conseguimos um aumento de até 12 toneladas no volume transportado por unidade`, disse o executivo. A bobina é transportada na vertical, permitindo o remonte da carga e evitando avarias no produto. Em um vagão normal são transportados 30 toneladas de produto, com a adaptação esse volume subiu para 42 toneladas de bobina.
Já no contrato com a Votorantim Cimentos, a ALL reformou 77 vagões que estão sendo entregues neste mês. Com a reforma, haverá um acréscimo de 13 mil toneladas de cimento no transporte da fábrica em Rio Branco ao centros de distribuição da empresa.
Contratos com a Klabin e Votorantim
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