Depois de obras importantes, como a modernização das estações Brás e Luz, os projetos prioritários da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) deslancharam, em 2005. Os primeiros trens do programa Boa Viagem começam a ser recuperados; obras para estender os serviços da Linha C (Osasco – Jurubatuba) até a região do Grajaú foram iniciadas; e a Recapacitação Linha F (Brás-Calmon Viana) avança com a conclusão dos projetos das estações e intervenções de infra-estrutura.
Desta forma, com o aumento da oferta e a crescente demanda por transporte coletivo na Região Metropolitana, a empresa ruma à marca de 3 milhões de usuários transportados com a modernização do sistema. Neste mês de dezembro, por exemplo, a média diária de passageiros se aproxima dos 1,5 milhão de pessoas, recorde desde a fundação da companhia a pouco mais de 13 anos.
Mais e melhores trens – No final de setembro, a CPTM enviou para reforma as primeiras unidades. Em fevereiro, deverão ser entregues oito trens que servirão a Linha F. Essas intervenções fazem parte do Programa Boa Viagem, que prevê a modernização de 122 trens – um total de 328 carros – cerca de um terço da frota da empresa. O projeto está orçado em R$ 388 milhões e é previsto para ser concluído em etapas, até 2009. A reinserção dos trens acontecerá de forma gradativa na grade operacional da empresa. Até o final de 2006, outras unidades serão entregues.
Transporte de qualidade – O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, oficializou, em novembro, o início das obras de extensão da Linha C, na zona sul da capital, durante cerimônia que marcou o lançamento do trilho fundamental no local onde será construída a futura Estação Grajaú.
O projeto prevê a ampliação da atual circulação dos trens, que hoje operam no trecho Osasco-Jurubatuba. Serão construídas três novas estações – Autódromo, Interlagos e Grajaú –-, mais 8,5 km de vias, em mão dupla, de bitola larga (1,60 m), sinalizadas e eletrificadas, o que resultará em um total de 32,8 km de percurso na Linha C. A estimativa é de um acréscimo de 40 mil novos usuários à atual média diária, de 82 mil passageiros.
Investimentos – Cruzando uma das regiões mais carentes da região metropolitana, a Linha F passa por várias intervenções, realizadas em etapas e em diversas frentes de atuação, com destaque para a construção de novas estações e a recuperação de trens, que beneficiarão mais de 120 mil usuários/dia transportados atualmente.
Orçado em 250,6 milhões, o projeto prevê a redução dos intervalos entre os trens de nove para sete minutos nos horários de pico. Com o maior número de composições em circulação, deverá aumentar em torno de 70 mil o número de usuários transportados no sistema. Na primeira fase, a CPTM vai modernizar duas estações existentes – Itaim Paulista e Comendador Ermelino; e construirá outras três: Jardim Romano, Jardim Helena e USP Leste. Também haverá intervenções em via permanente, rede aérea e sistemas de sinalização e telecomunicações, incluindo reformas em subestações elétricas e adaptações em cabines seccionadoras.
Acessibilidade nas estações – Em atendimento ao Decreto Federal 5.296, de dezembro de 2004, a empresa elaborou um “Plano de Adaptação às Exigências de Acessibilidade do Sistema Existente”, com o objetivo de tornar seus serviços totalmente acessíveis para as pessoas com deficiência ou restrição de mobilidade, em dez anos. Na pratica, a CPTM tem pressa e continua a adequar suas estações, a exemplo do que já vêm ocorrendo nos últimos anos.
As obras de acessibilidade nas estações Osasco e Presidente Altino, que servem as linhas B e C, e Jurubatuba, na Linha C, estarão concluídas em meados de 2006. Neste ano, a companhia instalou um elevador para esta finalidade na Estação Santo Amaro, também na Linha C. Além das novas edificações previstas nos projetos de Extensão da Linha C e de Recapacitação da Linha F, a empresa desenvolve projetos básicos para modernização de mais 41 estações e executivos
CPTM inicia obras para beneficiar população do Alto Tietê e da Grande São Paulo
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