Governador: assinado acordo da ferrovia

A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) anunciou, na manhã de ontem, investimentos da ordem de R$ 2 bilhões no Espírito Santo. O anúncio foi feito pelo presidente da CVRD, Roger Agnelli, durante solenidade realizada no Palácio Anchieta.
Os recursos serão investidos na construção da Variante Litorânea Sul da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), entre Flexal, em Cariacica, e Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, e na construção da oitava usina de pelotização no porto de Tubarão.
O governador Paulo Hartung, o presidente da Vale, Roger Agnelli, e o presidente da FCA, Mauro Dias, assinaram um protocolo de intenções para a construção da Variante Litorânea Sul da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) que, além de representar a superação de mais um gargalo logístico, vai contribuir para o desenvolvimento de toda a Região Sul do Espírito Santo.
O investimento, de aproximadamente R$ 684 milhões, será realizado pela Vale, controladora da FCA, e pelo Governo do Estado. A expectativa é que as obras comecem em março de 2006, gerando inicialmente mil empregos diretos.
O presidente da Vale destacou que sem o empenho e a participação do Governo do Estado a Ferrovia Litorânea Sul não teria saído do papel em tão curto espaço de tempo.
“Sem dúvida nenhuma estaremos superando um dos principais gargalos logísticos do Espírito Santo e do Brasil, oferecendo um novo leque de oportunidades de desenvolvimento para as regiões cortadas pela ferrovia. A Litorânea Sul vai viabilizar mais um corredor logístico para a Região Centro-Oeste ”, ressaltou Agnelli.
Regionalização do Desenvolvimento – O governador Paulo Hartung afirmou, em seu pronunciamento, que o Espírito Santo está recebendo o maior fluxo de investimentos privados de sua história e que a construção da Ferrovia Litorânea Sul é um investimento especial, não apenas para o Estado, mas para o Brasil. “Essa ferrovia cumpre várias funções para o Espírito Santo e para o Brasil. Ela nos permite intensificar os esforços que temos feito para distribuir o desenvolvimento de forma homogênea em nosso Estado.
O Sul capixaba precisa de uma redenção e a Ferrovia Litorânea Sul vai cumprir esse papel. Além disso, o único porto do país que não possui ligação com uma ferrovia é o porto de Ubu”, destacou Hartung.
O governador ressaltou que a região de Ubu, em Anchieta, vai ser o que a ponta de Tubarão foi na década de 60. “Estamos trabalhando para que Ubu possa abrigar um pólo petroquímico, um pólo de tratamento de gás natural e um novo pólo siderúrgico. Essa região vai crescer e é importante que esse crescimento chegue com planejamento e orientação”.
Oitava usina – Durante a solenidade de assinatura do protocolo de intenções, o presidente da Vale anunciou a construção da oitava usina de pelotização no porto de Tubarão, com capacidade de produção anual de sete milhões de toneladas. O projeto será submetido à aprovação do Conselho de Administração da Vale e envolve investimentos estimados em R$ 1,4 bilhão. 11 mil empregos serão gerados na fase de implantação da usina.
O governador Paulo Hartung afirmou, ainda, que é muito importante o estabelecimento de uma sólida rede de empresas fornecedoras locais, para que elas possam participar do projeto de instalação da oitava usina. Segundo Hartung, o Governo do Estado também está mobilizando várias instituições da sociedade em um amplo mutirão de qualificação profissional.
“Queremos desenvolver o Espírito Santo com respeito ao meio ambiente, em paz com as futuras gerações e, principalmente, com inclusão social, com geração de emprego e renda, com a participação do povo capixaba”, frisou.
Segundo Roger Agnelli, a oitava usina da Vale consolida o complexo de Tubarão como o maior pólo de pelotização de minério de ferro do mundo. Agnelli destacou que as empresas capixabas estão inseridas no projeto de construção. “A contratação de mão-de-obra e de fornecedores locais já faz parte da filosofia da Vale do Rio Doce”, afirmou.
A CVRD vai orientar as empre

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Fonte: Folha do ES

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