Metrô avança

A Linha 1 do metrô de Belo Horizonte, que liga o bairro Eldorado, em Contagem, à Estação Vilarinho, em Venda Nova, está em pleno funcionamento desde a manhã de ontem. Agora, em todas as estações, o tempo de espera pelo TREM é de sete minutos, em horário de pico, e de 13 minutos, nos demais horários. Até o fim de 2006 será finalizada a Estação de Integração Vilarinho, que facilitará o tráfego entre a região e o Centro de BH, unindo as linhas de ônibus ao metrô. Atualmente, cerca de 110 mil pessoas usam o metrô por dia e a expectativa é de que com a integração da Estação Vilarinho esse número chegue a 240 mil.

A professora Gisele Rocha, de 32 anos, mora no bairro Jardim Ana Lúcia, região de Venda Nova, e toda segunda-feira precisa ir ao Barreiro. Ela caminha cerca de 15 minutos, chega à Estação Vilarinho e pega o metrô até a Estação São Gabriel, na região Nordeste, onde embarca num ônibus para o Barreiro. Se a Linha 2 – Barreiro – Calafate – e região hospitalar – estivesse pronta, além da Estação Integrada do Vilarinho, ela tomaria o metrô, trocaria de TREM em Santa Tereza e chegaria ao Barreiro. Quando precisa ir ao Centro, Gisele prefere o ônibus, porque há um ponto perto de sua casa e ela tem medo da Estação Central. “O metrô de hoje tem pouca serventia”, diz.

A sinalização automática instalada entre as estações São Gabriel e Vilarinho é o que faltava para o funcionamento pleno da Linha 1. Foram investidos R$ 38,7 milhões do governo federal nesta fase. A sinalização eletrônica permite que a operação ferroviária seja feita com segurança e intervalos reduzidos, em razão do controle por circuitos eletrônicos instalados ao longo da via, interligados à Central de Controle Operacional, que monitora toda a circulação do metrô. Assim, os TRENS passaram a circular sem interrupção nos dois sentidos, em todas as 19 estações. Antes, entre São Gabriel e Vilarinho, um trecho de 5,6 km, com três estações intermediárias – Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar –, apenas um TREM podia operar e a demora era de até 25 minutos entre as viagens.

Simultaneamente, foi ativada a bilhetagem eletrônica do metrô com o cartão BHBus. Agora, o passageiro poderá gastar os créditos do cartão já usado nos ônibus para fazer viagens de metrô. Esste sistema permitirá não apenas a ampliação do número de linhas de ônibus integradas, fora de estações de integração, com a adoção de política tarifária ajustada ao tipo de deslocamento. Com a medida implantada pela BHTrans em parceria com a prefeitura, novas linhas serão integradas ao sistema METROviário, principalmente nas estações José Cândido da Silveira e São Gabriel.

O presidente da Companhia Brasileira de TRENS Urbanos (CBTU), João Luiz da Silva Dias, comemora as melhorias inauguradas ontem, mas reconhece que o metrô de Belo Horizonte ainda é muito limitado. Atualmente, 30 mil pessoas usam o sistema integrado de 70 linhas de ônibus e metrô. Quando o passageiro pega um ônibus de uma dessas linhas, paga R$ 1,65, incluindo o metrô, se o fizer em até uma hora e meia. A integração com o metrô e outras linhas das estações BHBus somente poderá ser feita com dinheiro até hoje. A partir de amanhã só serão aceitos o cartão BHBus e o bilhete magnético integrado tarifa A, já carimbado no metrô. Os cartões custam R$ 5 e podem ser comprados nos postos de venda das estações. Informações: 3248-7300.

CENTRO COMERCIAL A Estação de Integração Vilarinho custará R$ 30 milhões. No projeto, está prevista para 2007 a construção de um centro comercial e um estacionamento com a capacidade para 2,6 mil veículos. “O nosso objetivo é que o passageiro que for de carro até a estação possa deixá-lo no estacionamento, por preço atraente, e vá de metrô para o Centro, evitando congestionamentos”, diz o presidente da CBTU. A Estação BHBus de Venda Nova, onde não há metrô, recebe cerca de 50 mil passageiros por dia. A expectativa é de que parte dessas pessoas passe a usar os TRENS. Na Estação S

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Estado de Minas

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*