MRS renova sinalilzação com Alstom-Eads

A MRS vai assinar em janeiro o contrato com o consórcio Alstom-Eads (European Aeronautic Defence and Space Company) para a implantação do seu novo sistema de sinalização e telecomunicação. O consórcio venceu o processo de licitação para o fornecimento do Sistema Integrado de Automação e Controle da Operação (Siaco) em substituição ao atual sistema de licenciamento e despacho de trens da operadora. Será a primeira vez que uma operadora de carga passará a usar o sistema CBTC (Communication Based Traffic Control).

As negociações entre a operadora e o consórcio Alstom-Eads foram concluídos em dezembro e substituição do sistema vai ocorrer em 2006 com previsão de conclusão em 2010 — o contrato prevê a troca de sinalização em toda a malha, mas a primeira fase compreenderá o trecho entre Barra do Piraí e Saudade. A implantação do Siaco vai representar a troca dos sistemas de sinalização, telecomunicação e centros de controle operacionais, além da instalação de computadores a bordo em 450 locomotivas.

De acordo com informações da MRS, a instalação do novo sistema vai aumentar a capacidade de transporte da operadora, que deve movimentar este ano 109 milhões de toneladas de carga. Ainda hoje no Brasil, os sistemas de sinalização, tanto para o transporte de passageiros como de carga, têm confiado em circuitos de via para detecção da posição do trem e sinais de luz para fornecer instruções ao condutor sobre como trafegar e à qual velocidade. Na área de passageiros, o CBTC já vem sendo utilizado pelo Metrô de SP na Linha 2.

No segmento da carga, a exceção ficará por conta da MRS, que abriu no final de 2004 um processo de licitação para a compra de sistemas de sinalização e telecom e será a primeira operadora de carga a fazer uso do CBTC. Na época, o diretor Financeiro da MRS, Henrique Aché, informou que o objetivo da companhia era alcançar 130 milhões de toneladas/ano em 2008 e os investimentos aplicados para a renovação do sistema seriam da ordem de R$ 60 milhões.

Segundo ele, com a implantação do sistema CBTC, o intervalo entre os trens será reduzido e a operação, realizada em camboio ou conjuntos sucessivos de trens, permitirá dobrar a capacidade da Ferrovia do Aço, sem necessidade de duplicar a via. De acordo com o executivo, a MRS planeja operar em camboio-carrossel, com os trens carregados descendo a Ferrovia do Aço e os vazios subindo pela Linha do Centro. Para Julio Fontana, presidente da MRS, a operadora terá `o sistema de sinalização e controle mais seguro do mundo`. Ele informou que a instalação começa em janeiro pelo trecho Barra do Piraí-Saudade, com 40 km, que está sendo duplicado para acomodar o tráfego existente mais o fluxo de Casa de Pedra.

Todo o hardware e software serão produzidos nas instalações de Casa Verde da Alstom, em São Paulo capital. A exceção é o sistema de rádio, que será fornecido pela Eads, baseado na tecnologia Tetra, adquirida da Nokia. Em Casa Verde a Alstom está concluindo a elaboração de dois sistemas de automação para a CVRD, o Sistema de Gerenciamento de Ferrovias, para a EF Vitória a Minas, e o Sistema de Controle de Pátios, para a EF Carajás. Ambos, segundo Ramon Fondevila, diretor superintendente da Alstom (e ex-diretor de Casa Verde) já utilizam a tecnologia CBTC, mas o Siaco será a primeira vez em que vão funcionar integrados. Para ele, `será o maior sistema de automação e controle de ferrovias do mundo, tanto em escopo como em funções e quantidade de informações`. Fora do Brasil apenas o metrô de Singapura utiliza o CBTC, e com tecnologia Alstom. Ramon acredita que com o novo contrato `vamos nos transformar no centro mundial de excelência da Alstom em automação e sinalização`.


 

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Folha de São Paulo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*