Maquinista da FCA na nova cabine da SD-40
A FCA está implantando cabine padrão em 30 locomotivas SD 40 adquiridas nos Estados Unidos e no Canadá, que operam na malha de Minas Gerais. Cada cabine custa cerca de R$ 50 mil e o investimento total da operadora é da ordem de R$ 1,5 milhão. As locomotivas terão cabines com ar condicionado digital, frigobar, forno elétrico, revestimento termo-acústico, sanitário, cadeira ergonômica e vidros mais resistentes.
Das 30 locomotivas SD 40, 11 já circulam e tracionam vagões com produtos siderúrgicos como aço, gusa e granito, no trecho entre Divinópolis (MG) e a estação Eldorado, em Betim (MG). Posteriormente, as máquinas também seguirão com vagões de soja e farelo de soja entre as estações Batista Frazão e Eldorado, também em Minas Gerais.
As portas das máquinas terão controle eletrônico, o que permite somente o acesso de pessoas autorizadas. De acordo com informações da FCA, os limpadores e lavadores de pára-brisa elétricos serão mais eficientes e silenciosos. As cabines receberam banheiro ecológico com exaustão, que não proporciona odor. Maquinistas e auxiliares também terão uma mesa dobrável, que pode ser utilizada durante a refeição ou para anotações no diário de bordo.
As locomotivas SD 40 foram reformadas na Oficina de Vitória (ES), antes da instalação das cabines. Motores, radiadores, entre outros, foram revisados e, substituído por peças novas. Além da revisão, as máquinas também foram adequadas para operar na malha da FCA.
O diferencial da SD 40 está na maior capacidade de tração, o que permite transportar a mesma quantidade de carga com menos máquinas. Segundo a operadora, são necessárias quatro locomotivas U-20 (um dos modelos usados pela FCA) para tracionar 40 vagões de carga. No caso da SD 40, são necessárias duas máquinas.
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