Todos os contratos 2005
Panela de fundição e moldes das laterais de truques na oficina da Amsted Maxion, em Osasco (SP), antiga fábrica da Cobrasma |
As indústrias do setor metroferroviário devem encerrar 2005 com um faturamento da ordem de R$ 2,5 bilhões, o que equivale a quase o dobro da receita registrada no ano passado, de R$ 1,4 bilhão. A projeção é do Simefre, que classifica como positivas as perspectivas para o setor também em 2006.
Na avaliação dos diretores do Departamento Ferroviário da entidade, Ronaldo da Rocha e Vicente Abate, o crescimento foi impulsionado pelo “boom” no mercado de vagões, que deverá absorver até dezembro cerca de 7,5 mil unidades, contra 4.602 unidades fabricadas em 2004.
O mercado de carros de passageiros também teve participação considerável no aumento do faturamento do setor. Revertida a tendência de queda apresentada nos últimos anos, esse segmento da indústria deverá encerrar 2005 com a produção de 160 carros, contra 52 unidades fabricadas em 2004.
De acordo com o Simefre, a capacidade instalada da indústria metroferroviária no Brasil é hoje da ordem de 12 mil vagões, 400 carros de passageiros e 32 locomotivas leves. A expectativa pela manutenção dos índices de crescimento do setor, na avaliação dos dois diretores, tem por base a demanda por vagões no mercado brasileiro, que continua aquecida. No segmento de passageiros, são apontados como fortes indicativos a reativação de projetos parados, a concretização de projetos novos através das PPPs e a obtenção de linhas de financiamento para implementação de projetos.
Nas próximas páginas a Revista Ferroviária apresenta um levantamento dos contratos em carteira firmados pelos fornecedores de equipamentos e serviços para as operadoras de carga e de passageiros, em vigor em dezembro de 2005. Na relação estão incluídos os fornecimentos diretos para as operadoras e as sub-contratações feitas pelos fabricantes.
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