Trem da CPTM vai de caminhão

Carro da CPTM é guinchado para carreta


A CPTM iniciou na noite desta sexta-feira (dia 6) uma megaoperação de transporte de um trem de passageiros até Três Rios, no Rio de Janeiro, onde os veículos serão reformados. Os carros viajaram sobre cinco carretas – de 27 m de comprimento x 5,10 m de altura – rumo à oficina do consórcio MPE-T’Trans, na cidade do interior fluminense, onde serão feitos os reparos. Três carretas levaram as caixarias, outras duas, os truques.

A operação, que contou com o apoio logístico da CET e da Nova Dutra, começou às 22h30, quando as carretas deixaram um pátio da CPTM vizinho à Estação Presidente Altino em direção a um estacionamento do DENIT, próximo à ponte do Tatuapé. Lá os veículos passaram a noite e no dia seguinte, às 5h30 da manhã, seguiram  para Três Rios pela rodovia Presidente Dutra. A previsão é que o comboio chegue ao destino na manhã de hoje.

A operação será repetida na próxima sexta-feira (dia 13) para levar outro trem que passará por reformas em Três Rios.

Programa Boa Viagem

A reforma desses carros, da série 4.400 pertencentes à um lote de 22 trens da Linha E, é parte integrante do programa Boa Viagem, criado com o objetivo de recuperar 122 trens, que totalizam 328 carros, orçado em R$ 388 milhões. O reparo dessas 22 unidades custará R$ 84,6 milhões a CPTM e serão entregues no primeiro semestre de 2006 e em 2010. Entre as reformas por que passarão os trens estão a reparação do piso, pintura, serviços de caldeiraria, revisão das portas e fornecimento de equipamento, além de passarem por testes estáticos. Ainda estão incluídos no contrato o fornecimento de sobressalentes.

A previsão é que o Programa Boa Viagem remobilize e modernize 51 trens para as linhas A (Luz-Francisco Morato), B (Júlio Prestes-Itapevi), C (Osasco-Jurubatuba), E (Luz-Estudantes) e F, além da revisão geral de outros 22 para o trecho Guaianazes-Estudantes, na Linha E. Para a linha F, 49 trens das séries 1.400, 1.600 e 5.500 serão recuperados, e mais 10, da série 4.400, serão recuperados e reincorporados.

Atualmente, a CPTM conta com 36 trens operacionais para esta linha. Outros 49, em circulação, passarão por trabalhos de revitalização gradativos, com a troca de piso, bancos, portas, pintura e outros serviços (28 da série 5.500; 14 da 1.400 e 7 da 1.600).

A extensão operacional de 8,5 Km na Linha C, entre Jurubatuba e Grajaú, na zona sul, exigirá a remobilização de 12 trens, da série 5.500, que estavam fora de operação. Hoje, encontram-se disponíveis 9 trens da série 3.000 e cinco da série 2.100. Ao fim dos trabalhos a frota desta linha passará de 14 para 26 unidades.

Outras linhas também serão beneficiadas pelo programa com o objetivo de reduzir os intervalos em todo o sistema. A Linha E, dona da maior demanda – cerca de 320 mil usuários por dia –, ganhará o reforço de 15 trens que estão fora de operação (10 da série 4.400, três da 1.400 e 2 da 1.600) e passarão por modernização. Nessa mesma linha (E), haverá, ainda, revisão geral de outras 22 unidades (série 4.400). A Linha B ganhará 10 unidades modernizadas, da série 5.000, que se encontram paradas. Na linha A, quatro trens, dois da série 1.100 e dois da série 1.700, voltarão a operar depois de serem modificadas.

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Fonte: Folha de São Paulo

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