A indústria brasileira tem condições de produzir equipamentos de transporte urbano como o veículo leve sobre trilhos (VLT), desde que as cidades utilizem um projeto padrão. A afirmação é do vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Ronaldo da Rocha.
O executivo disse à Agência Brasil que isso é fundamental para a indústria, porque cada cidade deve pedir apenas pequenos lotes. `Quando é um lote muito pequeno, o custo de desenvolvimento acaba sendo significativo no custo final do produto`, explicou.
Segundo Rocha, a Abifer está desenvolvendo um projeto de veículo que possa ser usado em qualquer cidade brasileira. Segundo ele, a indústria nacional pode também adaptá-lo à realidade do Brasil, em termos climáticos e econômico-financeiros. `Se conseguirmos padronizar e fabricar uma quantidade expressiva, vamos ter um preço bem melhor`, disse.
Rocha disse que não é verdade que o país não tenha ainda know-how (conhecimento técnico) para a fabricação desse tipo de veículo. Ele argumentou que o Brasil já constrói um produto mais sofisticado em termos de tecnologia, que são os carros do metrô, não só para capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, mas também para cidades de importância mundial, entre as quais Nova Iorque (Estados Unidos), Santiago (Chile) e Buenos Aires (Argentina).
`O Brasil tem condições plenas de fornecer trens de metrô, cuja exigência é muito mais alta. O produto não pode parar, não pode ter falhas`, disse. O vice-presidente da Abifer afirmou que, usando tecnologia nacional baseada em tecnologia exterior, a indústria brasileira pode facilmente construir os carros para trens regionais e VLT no país.
País tem condições de fabricar bondes modernos com tecnologia internacional, diz engenheiro
O Brasil poderá produzir em breve boa parte do sistema conhecido como veículo leve sobre trilhos (VLT) usando tecnologia internacional. A informação é do engenheiro Sylvio César Mesquita dos Santos, da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), órgão vinculado ao Ministério das Cidades.
O VLT é uma espécie de bonde sofisticado, silencioso, climatizado e dotado de alta tecnologia, já disponível na Europa e na Ásia. A idéia é implantar inicialmente em cidades do Nordeste esse veículo leve, que conjuga dois modais de tráfego: ferroviário e rodoviário, pois anda tanto sobre trilhos quanto se mistura ao tráfego urbano, junto com carros e ônibus.
O engenheiro revelou que o Brasil ainda não detém a tecnologia para fabricar essa espécie de bonde moderno. `Aqui no Brasil não existe ainda nenhuma cidade operando esse tipo de veículo, que transpõe a área ferroviária e entra na área de tráfego urbano`, afirmou Sylvio Mesquita.
O processo para desenvolvimento do projeto do VLT para o Nordeste vem sendo conduzido pela CBTU e tem o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Segundo Mesquita, a CBTU já tem uma demanda para esse veículo no Nordeste, onde existem sistemas para sua utilização. Ele considera o projeto viável.
De acordo com o engenheiro, uma vez adotado como veículo nacional, o VLT `atenderia à CBTU e, com pouquíssimas adaptações, também à operação de trem regional que o BNDES tem interesse em fomentar e subsidiar`. Ele acrescentou que, a partir do apoio do BNDES, poderia suceder à indústria metroferroviária nacional a mesma expansão observada na indústria aeronáutica, com a Embraer, que se tornou uma grande empresa exportadora de aviões, reconhecida como referência na América do Sul.
`O BNDES tem interesse em fomentar a indústria metroferroviária no Brasil, por entender que o país tem uma demanda expressiva de necessidade de transporte público de alta e média capacidade, que são os transportes sobre trilhos`, afirmou Mesquita.
Além de resolver problemas de congestionamento, Mesquita afirmou que o VLT apresenta vantagens como a baixa emissão de ruído e o fato de ser menos pol
Indústria desenvolve projeto de VLT que pode ser usado em qualquer cidade, revela executivo
Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans
It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans
Payday lenders so why payday loans online look at.
Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Seja o primeiro a comentar