O trem-bala eleitoral

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva prepara-se para lançar em maio – um mês antes do início oficial da campanha eleitoral – um megaprojeto na área de transportes com potencial para enormes repercussões econômicas, sociais e nas urnas. Trata-se de um trem-bala orçado em US$ 9 bilhões (R$ 20 bilhões), que vai ligar o centro das duas principais capitais do Sudeste em 88 minutos, numa velocidade média de 280 km/hora, tornando-se uma alternativa tanto ao transporte rodoviário quanto à ponte aérea. Com um público potencial de 65 milhões de pessoas – um terço da população brasileira –, o projeto terá grande apelo nos redutos eleitorais dos mais fortes adversários de Lula na disputa pelo Palácio do Planalto: no Rio de Janeiro, do ex-governador Anthony Garotinho (PMDB), e em São Paulo, do prefeito José Serra e do governador Geraldo Alckmin, os pré-candidatos tucanos.

O vencedor da licitação já está praticamente garantido: será a empresa de consultoria italiana Italplan, Engineering, Enviroment & Transports, que apresentou projeto técnico e financeiro ao Ministério dos Transportes no ano passado. Ela será responsável pela captação do dinheiro para financiar a obra, principalmente com o Banco Mundial e o Eurobank. O presidente da Valec Engenharia e Construção, estatal ligada ao Ministério dos Transportes, José Francisco das Neves, o Juquinha, coordenador do projeto, afirma que o governo recebeu antes duas propostas para o trem-bala. Uma de um grupo alemão, o Transcor, há cerca de oito anos, e outra de um consórcio formado pela empreiteira Odebrecht e pelo grupo Siemens. “O governo tinha que botar dinheiro, mas não tem dinheiro nem para tapar buracos. Optamos pelos italianos, que vão entrar com dinheiro”, explicou Juquinha. Ele reconhece que o governo tem pressa: “Queremos ver se lançamos o edital em maio”.

Juquinha acrescenta, porém, que apesar de a responsabilidade pela obra já estar praticamente decidida, será aberta licitação internacional. Os principais critérios para a concorrência serão a capacidade técnica e a tarifa – estimada hoje em US$ 39 (R$ 86). Se algum consórcio apresentar proposta melhor, o grupo italiano será desbancado. O diretor do Departamento de Relações Institucionais da Secretaria de Política Nacional de Transportes, Afonso Carneiro Filho, admite que o financiamento “integralmente” privado favorece os italianos. “O governo federal não tem recursos. Temos outras prioridades”, explica. Mas faz uma previsão: “Acredito que vai haver uma composição. O valor da obra é muito grande para surgirem dois ou três concorrentes.”

PRAZOS Conhecido o resultado da licitação, o grupo vencedor iniciará formalmente a captação de recursos financeiros. Se não fechar o orçamento em três anos, perderá a concessão, que será de 35 anos. Em janeiro próximo, a empresa construtora deve instalar os primeiros canteiros de obras. O prazo de construção é de sete a oito anos. Segundo os cálculos, o retorno do investimento inicial deverá começar após 16 anos do início da construção. Mais rápido e seguro será o retorno do governo federal, segundo afirma Juquinha. Serão US$ 73 bilhões (R$ 161 bilhões) em impostos ao longo de 35 anos. A assessoria da Odebrecht nega que a empresa tenha apresentado proposta ao Ministério dos Transportes para realizar a obra, mas não descarta a possibilidade de participar da licitação.

Sistema integrado ao metrô – Pagando menos de R$ 100, o paulistano poderá se deslocar da Estação da Luz, no Centro de São Paulo, à Estação Dom Pedro II, no Centro do Rio, em uma hora e meia. Dá para pegar uma praia e retornar no fim do dia. Para executivos, o novo meio de transporte também será uma alternativa à ponte aérea. Como o trem-bala estará interligado aos metrôs das duas capitais, o deslocamento no centro das duas metrópoles também será rápido. A cada 15 minutos partirá uma composição com até 855 passageiros, sem paradas no caminho.

Ao longo dos 403 quilômetros haverá 125 quilômetros d

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Fonte: Estado de Minas

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