Compra e reforma de trens é tema de seminário

A Comissão Metroferroviária da ANTP propôs nesta quarta-feira (dia 08) a criação de um grupo de estudos para discutir e aprofundar propostas para viabilizar a aquisição e a reforma de material rodante pelas operadoras de passageiros. A idéia surgiu durante o último dia do VI Seminário Metroferroviário, organizado pela ANTP, no South American Copacabana Hotel, no Rio de Janeiro.

Diversas alternativas de financiamento foram discutidas pelos fornecedores e representantes das operadoras e instituições financeiras, entre elas, a implementação de operações de leasing, recursos obtidos através de PPPs e estabelecimento de companhias proprietárias de material rodante. “Os investimentos para a compra de novos trens estão disponíveis no Banco Mundial e no BNDES. Nossa principal questão é como acessar esses recursos”, disse Decio Tamebelli, presidente da Comissão Metroferroviária da ANTP.

Segundo ele, a experiência positiva com leasing em sistemas metroferroviários na Europa foi um incentivo para discutir a questão no Brasil. “Precisamos aprofundar o entendimento da legislação, pois esta alternativa é novidade no setor público. As empresas que realizam operações de leasing exigem garantias que só podem ser dadas com a avaliação do Estado.”

GPAA

Começou nesta quarta-feira (dia 08) a 14º Reunião do Grupo Permanente de Auto-Ajuda (GPAA), voltada para profissionais da área técnica de operadoras de passageiros no Brasil e no exterior. O objetivo do encontro é avaliar e discutir problemas no setor de manutenção metroferroviária. O foco da reunião é sobre material rodante e via permanente.

De acordo com Ricardo Torsani, engenheiro do Metrô de BH e secretário nacional do GPAA, os profissionais dos metrôs de Lisboa, Madrid, Buenos Aires, Caraça e Quito estão interessados em participar do encontro. “A integração abre caminho para que diversas sugestões sejam fornecidas para orientar as novidades tecnológicas do mercado e ainda possibilita o aumento da segurança e redução dos custos de manutenção. “ E acrescentou. “Graças ao GPAA, todas as ações no âmbito da manutenção metroferroviária estão totalmente integradas. “

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Fonte: Folha de São Paulo

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