A CPTM reduziu em aproximadamente 64% as ocorrências ligadas a furtos e vandalismo de cabos em relação ao ano passado. O registro corresponde ao período de janeiro a março de 2006, quando foram contabilizados 25 casos. No mesmo período de 2005 foram 69 incidentes. Desde fevereiro de 2005 a companhia iniciou uma série de programas internos e externos voltados para segurança, como a alteração da disposição dos equipamentos, construção de muros e estimulação dos funcionários para o alerta imediato a ocorrência às equipes de Segurança e Manutenção.
Os furtos registrados no primeiro trimestre deste ano resultaram em um prejuízo da ordem de R$ 103 mil referente à reposição do material, estima a CPTM. Ao todo, foram levados 2.574 metros de itens utilizados em sistemas de sinalização (1.294 metros), de telecomunicação (250 metros) e energia (1.030 metros).
Em 2005, a queda foi de 35% em relação ao ano anterior. Foram contabilizadas 146 ocorrências, que resultaram em gastos da ordem de R$ 315,9 mil com a reposição de 9.028 metros de cabos e fios. Em 2004 foram 22.537 metros de fiação furtadas com perdas de R$ 789 mil. Desde 2003, quando foram levados 25.783m de fios, que causaram prejuízos da ordem de R$ 902 mil, a companhia vem registrando redução nas infrações contra os cabos das linhas de transmissão.
A companhia estabeleceu uma parceria com a 3ª Delegacia Especializada em Furtos de Fios do DEIC (Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado da Polícia Civil) para identificar os receptadores. Os ferros-velhos existentes nas proximidades das linhas foram mapeados e as informações encaminhadas aos especialistas do DEIC. Além disso, a CPTM participa de um grupo formado pela Eletropaulo, Telesp Celular, CPFL, Telefônica e Bandeirante, juntamente com o DEIC. Cerca de duas vezes por mês, agentes de segurança dessas empresas realizam incursões contra locais suspeitos de comercializar esse tipo de produto.
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