Maria-fumaça corta montanhas

Mais um apito nas montanhas de Minas Gerais. O Trem da Vale tem sua inauguração prevista para 8 de maio e vem com locomotiva a vapor e seis carros de passageiros, ligando as históricas Ouro Preto e Mariana. Essencialmente turística, a composição vai funcionar às sextas, sábados, domingos e feriados, com capacidade para quase 400 passageiros. De acordo com Antônio Cocheto, coordenador de implantação da obra, o termo correto é carro de passageiros e não vagão, já que este último é usado para transporte de carga.


O projeto, da Companhia Vale do Rio Doce, é fruto de um investimento de R$ 47 milhões (R$ 37 milhões da Vale e R$ 10 milhões da Lei Federal de Incentivo à Cultura). As obras, que começaram em agosto, contemplaram a recuperação da infra-estrutura (plataforma, drenagem e muros de arrimo), da superestrutura de linha (trilhos, dormentes e aparelhos de mudança de via), compra da locomotiva e carros, além da reforma de quatro estações. A antiga linha que funcionava no trecho pertenceu à extinta Rede Ferroviária Federal e funcionou, com trens de carga, entre 1914 e 1995, quando foi desativada.


A locomotiva, autêntica maria-fumaça, é um capítulo à parte. Fabricada nos Estados Unidos, em 1949, percorreu trilhos na Argentina por alguns anos até vir para o Brasil. Seu processo de restauração foi coordenado pela Associação Brasileira do Patrimônio Ferroviário e envolveu uma equipe de 25 pessoas da empresa Restaura, de São Lourenço (MG). A reforma foi feita em Tubarão (SC) e a máquina saiu nova, ostentando seus 12 metros de comprimento e cerca de 85 toneladas. A primeira viagem da maria-fumaça no trecho Ouro Preto a Mariana ocorreu ontem, para convidados. Com o tradicional apito – que os técnicos afirmam ser o original –, a composição, com dois carros de passageiros, partiu às 11h50, para chegar a Mariana uma hora depois, deslizando por 18,7 quilômetros de trilhos, passando por belas paisagens de montanhas, cachoeiras e túneis.


Na chegada a Mariana, a maria-fumaça causou rebuliço, principalmente entre crianças e jovens. Em grupos, eles acenavam e vibravam com o som do apito. Mariane Neves Porto, de 13 anos, moradora de uma casa ao lado da linha, disse estar encantada com as máquinas e não vê a hora de embarcar. “Só espero que não faça muito barulho, para não incomodar sempre que passar por aqui”, comentou, para em seguida ficar aliviada ao saber que funcionará em dias determinados, com apenas duas viagens diárias. E o sonho de Mariane não está longe de ser realizado, já que o projeto de implantação do Trem da Vale prevê que, uma vez por semana, ele será destinado gratuitamente aos estudantes das duas cidades e região.


Bilhetes – A inauguração, que deverá contar com a presença do presidente Lula, do governador Aécio Neves e de outras autoridades, está prevista para o dia 8, mas poderá ser mudada, já que a data inicialmente prevista era 21 de abril, depois passou para 28 de abril e, posteriormente, para 10 de maio. Os preços dos bilhetes ainda não foram definidos, mas Victor Garcia, gerente de operações do trem turístico, avalia que deverá ficar entre R$ 15 e R$ 25, ida e volta. As estações em Ouro Preto e Mariana, que ainda passam por reformas, funcionarão também como centros culturais.


A administração, manutenção e operação do trem de turismo ficará sob responsabilidade da Ferrovia Centro-Atlântica, empresa do grupo Vale. Satisfeito por ter feito a primeira viagem no comando da composição, o maquinista, foguista e mecânico, James Ilg, de 22, disse que vai treinar os funcionários antes de voltar para Santa Catarina, onde trabalha. “Acho muito bom que Minas ganhe mais esse trem. Sou filho de

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Fonte: Estado de Minas

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