O metrô de Belo Horizonte contará com R$ 8,8 milhões para conclusão do trecho Eldorado-Vilarinho (linha 1), já em operação, além da modernização do sistema de freios. Os vagões poderão rodar em maior velocidade e com intervalo de tempo menor. A verba foi assegurada ontem pelo governo federal.
No total, são R$ 86,9 milhões para continuidade das obras em BH e Recife (PE). O metrô da capital começou a operar em 1986 e, para o ministro das Cidades, Márcio Fortes de Almeida, a liberação desses recursos representa o compromisso do governo com a população que precisa do trem para se deslocar diariamente. Estamos cumprindo a regularidade nos desembolsos, de forma que a obra não seja paralisada e não prejudique a população que depende dela, disse o ministro.
A linha 1 tem 28 quilômetros, operando na superfície, com 19 estações. Já a linha 2, também de superfície, vai ligar o Barreiro à Avenida Tereza Cristina (com 9 quilômetros). Há projeto para ser feita a ligação da Avenida Tereza Cristina com o bairro Santa Tereza (11 quilômetros). Outro projeto é criar a linha Pampulha-Savassi (com 12,5 quilômetros), através de linhas subterrâneas. O metrô é visto como solução para os problemas de trânsito em Belo Horizonte. pois pode transportar o equivalente a 12 ônibus lotados.
Os recursos para o metrô de Recife foram liberados um mês depois de o ministro das Cidades ter feito uma inspeção no local, com um carro de linha, acompanhado de representantes da Polícia Ferroviária. O ministro relatou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que ficou impressionado com o estágio avançado das obras. Márcio Fortes lembrou que um convênio com a Infraero possibilitará integrar o metrô com o aeroporto pernambucano.
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