ALL vai comprar Brasil Ferrovias e Novoeste

A América Latina Logística (ALL) – maior empresa de logística do país -, o BNDES e os fundos de pensão Funcef (fundo de pensão dos funcionários da Caixa Econômica Federal) e Previ (fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil) se preparam para assinar, no próximo dia 9 de maio, terça-feira, o contrato que sacramenta a venda da Brasil Ferrovias e da Novoeste Brasil à operadora de logística. Pelo acordo fechado nesta quinta-feira (4/5), os três sócios das ferrovias vendidas receberão o pagamento pelas companhias em ações da ALL. O valor do negócio não deve ser menor do que 1,3 bilhão de reais. Pelo contrato, que terá sua redação final neste fim de semana, a ALL recebe 90% das ações das duas empresas, que na verdade são três ferrovias – Ferronorte, Novoeste e Ferroban. Em contrapartida, o BNDES e os fundos de pensão se tornam sócios da ALL.


Nas últimas semanas, o valor das ações da ALL vem subindo na Bolsa de Valores de São Paulo. Só no pregão desta sexta-feira (5/5), sua ação de maior valor registrou alta de 3,33%. As ações fecharam cotadas a 155 reais por lote de mil. Segundo o boletim diário da corretora Ágora Sênior, do Rio de Janeiro, o valor de mercado da ALL hoje é de 6,9 bilhões de reais. Quando o negócio for fechado, os fundos de pensão e o BNDES devem ficar com algo próximo de 15% das ações da ALL. Desde a quinta-feira da semana passada, as ações da ALL já se valorizaram 17%. Esse movimento vinha sendo influenciado pela expectativa de que a ALL concluísse a compra das duas empresas, embora nos bastidores a negociação tenha sido tensa até os últimos momentos. O primeiro obstáculo foi a tentativa dos coreanos da Asila de voltar ao jogo, quando ficou claro que a ALL tinha a preferência do BNDES e dos fundos de pensão. A segunda foi uma tentativa da própria ALL de baixar um pouco o preço final da ferrovia no final da negociação.


Com a compra, a ALL dobra de tamanho no território nacional. A empresa tem 6 400 quilômetros de trilhos no sul do estado de São Paulo e na região sul do país. Opera ainda outros 9 400 quilômetros na Argentina. Juntas, as três ferrovias administradas pela Brasil Ferrovias e pela Novoeste Brasil somam uma malha de 6 300 quilômetros de trilhos que cruzam a região centro-oeste e todo o estado de São Paulo, num importante corredor de escoamento de soja para exportação.

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Fonte: Exame

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