Ferrovia terá verba da Caixa

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Demian Fiocca, revela, em entrevista exclusiva ao editor de Economia, Saulo Moreira, e ao repórter especial Jamildo Melo, que o projeto da ferrovia Transnordestina – a ser lançado pelo presidente Lula, na próxima terça-feira, em Missão Velha, no Ceará – terá ajuda da Caixa Econômica Federal para se viabilizar. Maior banco de fomento do País, o BNDES também garante que vai financiar a refinaria da Petrobras e projetos estruturadores para o Estado de Pernambuco, como o estaleiro da Camargo Corrêa e a fábrica de poliéster do grupo italiano M&G.


Transnordestina – O presidente lula vai trazer boas notícias em breve (na próxima terça-feira, Lula vai fazer o anúncio oficial do início das obras da Ferrovia Transnordestina, em Missão Velha, no interior do Ceará). É um projeto extremamente complexo. Depois do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), do Fundo de Investimentos do Nordeste (Finor) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), possivelmente haverá também algum envolvimento da Caixa Econômica Federal (CEF) para complementar, com seus recursos de Finor.


Um projeto desta envergadura só sai quando há empenho de muita gente, como os representantes do Ministério da Integração Nacional, do Ministério dos Transportes, do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste e do Fundo de investimentos do Nordeste. Por isto, não vejo como falha o projeto só sair agora. O projeto da Transnordestina só se concretizou graças à dedicação de vários entes públicos, pois há uma estrutura financeira complexa e houve perseverança na prioridade que Lula dá ao Nordeste. Não ocorreu deficiência de gestão do governo ou baixa prioridade. Se o governo federal optasse por uma solução fiscal (via repasse do Orçamento Geral da União) em vez da privada, a obra duraria séculos (daí a ajuda da Caixa ser necessária para fechar a equação financeira).


Viabilidade – O BNDES, mesmo fazendo cálculos conservadores, também chega a resultados positivos quanto à economicidade do projeto da Transnordestina. O investidor não está apenas dizendo que é factível. Vai colocar recursos de capital próprio na obra. O grupo vai entrar com no mínimo R$ 550 milhões em dinheiro novo, fora o valor da concessão. De nosso lado, o financiamento é parte da nossa missão. Não é só fazer projeto com rigor técnico e prudência bancária. Temos como função contribuir para o desenvolvimento do País. O BNDES, em certo sentido, tem que ser um pouco mais pioneiro do que os bancos privados, combinando rentabilidade com maior compromisso com o desenvolvimento. Só que um empreendimento que avança sobre uma região menos desenvolvida traz mais riscos (ao preceder a sua demanda) para o operador privado, obviamente. Por isto, para levar o desenvolvimento das ferrovias para regiões onde a demanda ainda não está tão clara, achamos que tínhamos que dar a nossa contribuição e fizemos baixar para zero o spread para a área de ferrovias (no Nordeste).


CFN – A Ferrovia Transnordestina é um projeto de quem acredita que há oportunidade. É um projeto de pura natureza empreendedora. Eles (a Companhia Ferroviária do Nordeste, CFN) acreditam que levando a infra-estrutura, a agricultura irá acompanhar, porque se cria uma nova fronteira agrícola e o Brasil é muito competitivo. É o papel do empreendedor, que sabe o seu papel, que não é o de apenas pegar uma renda fixa no banco (rendendo juros altos, sem aplicar na produção).


Garantias – Não posso avançar muito sobre essas questões da garantia, por conta do sigilo bancário, mas posso dizer que o interesse público será preservado, uma vez que havendo fluxos negativos na CFN, estes não sejam transferidos para a Transnordestina. Estão indo bem as negociações. (Isto é necessário porque a CFN tem tido prejuízos ano a ano. Para não ser sócio de um eventual fluxo negativo, antes mesmo da obra ficar pronta, e neutralizar os riscos de que, com

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Fonte: Jornal do Commercio

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