Uma das preocupações do governo ao longo do ano é fazer com que a malha rodoviária federal, sobretudo a malha de interesse de escoamento de produção, esteja em boas condições operacionais. O recado foi dado pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, em seminário.
Estamos trabalhando firme nisto. Às vezes as pessoas confundem e imaginam que o trabalho (prioritário) é o programa emergencial de trafegabilididade, e não é. Este programa ocupa uma participação muito pequena dos investimentos do governo federal em manutenção de rodovias, disse.
Uma outra preocupação, destacou, é a remoção de gargalos em pontos críticos das ferrovias. Ressaltou que os aportes a serem feitos na construção dos 1,8 mil quilômetros da Ferrovia Transnordestina são da ordem de R$ 4,5 bilhões. O ministro estima que, após sua licitação, a ferrovia poderá ser expandida em mais de 358 quilômetros.
Já na Ferrovia Norte-Sul o governo deve gastar mais de R$ 300 milhões neste ano. ´É evidente que, se considerar os recursos que provirão da outorga, de modo que esta ferrovia possa atingir a cidade de Palmas, teremos um comprometimento de recursos de mais de R$ 1 bilhão´, disse. A expectativa é que a construção desta ferrovia leve um período de três ou quatro anos.
O ministro falou também que o governo estuda a retomada do transporte ferroviário de passageiros, com o apoio do BNDES para a recuperação da via. ´Esse é um ramo que pode efetivamente crescer. O transporte ferroviário de passageiros ficou relegado a segundo e terceiro plano por muitos anos. Temos trabalhado no sentido de propiciar condições para que diversas regiões do País que tenham interesses culturais, turísticos, possam efetivamente fazer os chamados trens turísticos´.
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