Assinada ontem a ordem de serviço para a construção e remodelação da via permanente e edificações do Trem do Cariri, que vai proporcionar a integração ferroviária de passageiros entre os municípios de Crato e Juazeiro. A solenidade foi realizada na Estação da RFFSA do Crato, que está sendo reformada, com a presença do secretário de Infra-estrutura do Estado, Luiz Eduardo Barbosa, e os prefeitos das duas cidades, Samuel Araripe e Raimundo Macedo.
“O retorno do trem unindo Juazeiro do Norte e Crato é uma antiga reivindicação da população do Cariri e que agora começa a ser atendida pelo Governo do Estado”, lembrou o prefeito do Crato, Samuel Araripe, ressaltando um elenco de obras que estão sendo realizadas no Município.
A implantação do trem, segundo o secretário Luiz Eduardo, prevê a restauração e/ou remodelação de 13 km de malha ferroviária e a utilização de modernos trens de passageiros para fazer a ligação inicial entre esses dois municípios, que, juntos, têm cerca de 320 mil habitantes. O processo de licitação do material rodante e remodelação da linha já foram concluídos e as respectivas ordens de serviços emitidas. O investimento desta parte do projeto será da ordem de R$ 8 milhões, mas o total aponta para R$ 13,25 milhões.
O equipamento ferroviário está sendo fabricado pela Bom Sinal Indústria e Comércio Ltda, com sede no Município de Barbalha. A empresa cearense é a mesma que promoveu a remodelação dos carros de passageiros de Fortaleza, que operam na Linha Oeste (Caucaia-Fortaleza). Pelo projeto, o Trem do Cariri terá duas composições, sendo uma a ser disponibilizada neste ano e a outra em 2007. As composições serão do tipo VLT (Veículo Leve de Passageiros) com capacidade para transportar até 330 passageiros por composição. Os trens terão tração diesel hidráulica mecânica e serão formadas por dois carros climatizados. A velocidade máxima operacional será de 60km/h. Os usuários serão transportados em composições novas e confortáveis, inclusive dotadas de sistema de ar-condicionado, segundo garantiu o secretário.
A ligação ferroviária entre as estações do Crato e Juazeiro do Norte terá, além das duas estações, outras duas paradas intermediárias. O sistema contará com uma oficina de manutenção e um Centro de Administração e Controle de Trens. Nas obras de vias e edificações, está prevista, além da remodelação da via permanente, a implantação de passagens de nível, de cruzamentos e pátio de manobras, implantação das paradas, do Centro Administrativo e de Controle e implantação da oficina. A empresa contratada para a execução das obras foi a construtora Engexata Engenharia Ltda.
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