Vantagem da ferrovia traz CSA para o Rio

Foi lançada nesta sexta-feira (dia), no Rio de Janeiro, a pedra fundamental da Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA) — que tem como controlador o grupo alemão ThyssenKrupp, com 90% de participação, e a CVRD, com 10%. A capacidade de produção será de cinco milhões de toneladas/ano de placas de aço destinadas ao mercado internacional. A escolha do Rio de Janeiro (o distrito industrial de Santa Cruz), segundo o presidente do Conselho da ThyssenKrupp CSA, Hans-Ulrich Lindenberg, se deveu às vantagens logísticas baseadas na possibilidade de uso da malha ferroviária e no acesso direto ao oceano atlântico. 


“A logística de transporte para o recebimento da matéria prima e o escoamento da produção será bastante competitiva, visto que os insumos básicos, como o minério de ferro e calcário destinados à fabricação das placas de aço, serão 100% transportados via ferrovia”, disse. O início da produção está previsto para março de 2009 e o investimento de 3 bilhões de euros inclui, entre outros, instalações portuárias, usina de força, coqueria e dois altos fornos.


A CVRD será a responsável pelo fornecimento de minério de ferro e calcário (que virão das minas da MBR) e a MRS será a operadora encarregada de realizar o transporte da matéria-prima até o pátio da CSA. “A localização costeira da usina nos permite também o abastecimento dos insumos pela via marítima, que poderá acontecer através do embarque do minério nos portos de Itaqui (MA) e de Tubarão (ES)”, disse o diretor executivo de Ferrosos da CVRD, José Carlos Martins. O escoamento da produção será realizado através de uma correia transportadora que levará as placas de aço até o terminal portuário a ser construído ao lado das instalações.


A demanda por minério de ferro e calcário da CSA representará um acréscimo de oito a nove milhões de toneladas/ano no volume de transporte da MRS, informou o presidente da companhia, Julio Fontana Neto. Segundo ele, as negociações entre a operadora e a MBR estão bastante adiantadas, faltando apenas o alinhamento de alguns detalhes e trâmites burocráticos para o acerto da data de início do transporte.


A operadora prepara a aplicação de investimentos na melhoria da via permanente no trecho entre o terminal de carga da MBR, nas proximidades de Belo Horizonte (MG), e o pátio da CSA. “A usina também vai se beneficiar dos investimentos que realizamos atualmente, como as obras de recuperação da infra-estrutura da via e duplicação de trechos, a exemplo do ramal entre Barra do Piraí e Brisamar, no Rio de Janeiro”, disse ele.
 

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Folha de São Paulo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*