A MRS assinou nesta segunda-feira (dia 25) um acordo com o governo do Rio de Janeiro que possibilitará a importação de locomotivas com desoneração do pagamento de ICMS. O benefício está previsto no Programa Rio Ferroviário (Decreto 36.279 de setembro de 2004) e será utilizado pela operadora na importação de 20 locomotivas novas fabricadas pela GE que estão chegando ao Brasil — o primeiro lote de 10 já saiu dos Estados Unidos e deverá ser desembarcado na primeira quinzena de outubro e o segundo em novembro.
O investimento por máquina é da ordem de US$ 2 milhões e a inclusão da operação no programa criado pelo Estado para desenvolver a indústria ferroviária permitirá uma economia da ordem de 20%. Em contrapartida, a MRS se comprometeu a realizar todo o serviço de adaptação das locomotivas no Rio de Janeiro, além, é claro, de efetuar a importação pelo Porto do Rio. As máquinas receberão novos truques e dispositivos eletrônicos de uso exclusivo da MRS nas oficinas da operadora localizadas em Barra do Piraí.
Também está em estudo pela companhia, a inclusão dentro do Rio Ferroviário do seu projeto de sinalização e telecomunicação desenvolvido pela Alstom. O projeto prevê a substituição do atual sistema de licenciamento e despacho de trens da operadora.O diferimento do ICMS seria utilizado pela empresa na importação de componentes. (Fernanda Thurler)
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar