Salvem o funicular, pelo amor de Paranapiacaba

Ademir Médici


Quanto ao ‘anjo da guarda’, fico lisonjeado. Mas acho que pessoas como a Zélia, verdadeiros guerreiros em prol da nossa querida Vila Ferroviária, merecem mais o título – Victor José Ferreira, presidente do Movimento de Preservação Ferroviária (MPF).


Que voltem os trens de passageiros a Paranapiacaba. E que o sistema funicular da Serra Nova seja salvo, revitalizado, ao menos para que as novas gerações possam desfrutar daquilo que desfrutamos e desfrutaram nossos pais, avós, bisavós… um passeio de trem pela Inglesa e na Serra Nova.


A viagem é fascinante. Foi interrompida nos anos 70, quando da criação do sistema cremalheira. Pela cremalheira, a viagem dos trens de passageiros continuou alguns anos mais, até ser interrompida melancolicamente.


Hoje os quilômetros de cabo-de-aço do funicular deterioram-se. Mas, conversem com os ferroviários, em especial os mais antigos, e os ferroviaristas. Há entre eles a certeza de que o sistema poderá ser recuperado. Será ainda mais imponente que o sistema do Monte Serrat, em Santos. Ou de Bergamo, na Itália, ambas as localidades conhecidas pelo turismo ferroviário que proporcionam a milhares de cidadãos.


Paranapiacaba sobreviverá para sempre se o funicular for recuperado. Resta uma esperança: com a esteira subterrânea proposta pela MRS, que explora o transporte de carga no antigo trajeto da Santos-Jundiaí, os cabos de aço entre os 4º e 5º patamares poderiam ser recuperados para esta viagem no topo da Serra do Mar, como nos velhos tempos.


Ladinha – Estas foram as nossas observações durante o Seminário sobre Turismo Cultural Ferroviário, realizado no período de 14 a 17 de setembro em Paranapiacaba pelo MPF – Movimento de Preservação Ferroviária – deste incansável Victor José Ferreira. Repetimos os quatro pontos, pauta permanente desta coluna Memória, como uma ladainha:


a) é preciso que o trem de passageiros volte a servir Paranapiacaba;


b) é preciso que a estação de Campo Grande seja salva;


c) é preciso que o sistema funicular seja restaurado;


e) é preciso preservar a história dos trens que formaram a constelação da São Paulo Railway: sobram o Estrela e o Satélite.


A andreense Paranapiacaba deve continuar sua jornada, revitalizada graças à ação direta do saudoso prefeito Celso Daniel, e reforçada pela ação do atual prefeito, João Avamileno. Mas precisa colocar também em sua pauta esta preocupação com os detalhes: trens de passageiros, recuperação da Constelação Esseperrêana, recuperação da estação Campo Grande, recuperação do sistema funicular. Vamos acompanhar.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Diário do Grande ABC (SP)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*