Ademir Médici
Quanto ao ‘anjo da guarda’, fico lisonjeado. Mas acho que pessoas como a Zélia, verdadeiros guerreiros em prol da nossa querida Vila Ferroviária, merecem mais o título – Victor José Ferreira, presidente do Movimento de Preservação Ferroviária (MPF).
Que voltem os trens de passageiros a Paranapiacaba. E que o sistema funicular da Serra Nova seja salvo, revitalizado, ao menos para que as novas gerações possam desfrutar daquilo que desfrutamos e desfrutaram nossos pais, avós, bisavós… um passeio de trem pela Inglesa e na Serra Nova.
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A viagem é fascinante. Foi interrompida nos anos 70, quando da criação do sistema cremalheira. Pela cremalheira, a viagem dos trens de passageiros continuou alguns anos mais, até ser interrompida melancolicamente.
Hoje os quilômetros de cabo-de-aço do funicular deterioram-se. Mas, conversem com os ferroviários, em especial os mais antigos, e os ferroviaristas. Há entre eles a certeza de que o sistema poderá ser recuperado. Será ainda mais imponente que o sistema do Monte Serrat, em Santos. Ou de Bergamo, na Itália, ambas as localidades conhecidas pelo turismo ferroviário que proporcionam a milhares de cidadãos.
Paranapiacaba sobreviverá para sempre se o funicular for recuperado. Resta uma esperança: com a esteira subterrânea proposta pela MRS, que explora o transporte de carga no antigo trajeto da Santos-Jundiaí, os cabos de aço entre os 4º e 5º patamares poderiam ser recuperados para esta viagem no topo da Serra do Mar, como nos velhos tempos.
Ladinha – Estas foram as nossas observações durante o Seminário sobre Turismo Cultural Ferroviário, realizado no período de 14 a 17 de setembro em Paranapiacaba pelo MPF – Movimento de Preservação Ferroviária – deste incansável Victor José Ferreira. Repetimos os quatro pontos, pauta permanente desta coluna Memória, como uma ladainha:
a) é preciso que o trem de passageiros volte a servir Paranapiacaba;
b) é preciso que a estação de Campo Grande seja salva;
c) é preciso que o sistema funicular seja restaurado;
e) é preciso preservar a história dos trens que formaram a constelação da São Paulo Railway: sobram o Estrela e o Satélite.
A andreense Paranapiacaba deve continuar sua jornada, revitalizada graças à ação direta do saudoso prefeito Celso Daniel, e reforçada pela ação do atual prefeito, João Avamileno. Mas precisa colocar também em sua pauta esta preocupação com os detalhes: trens de passageiros, recuperação da Constelação Esseperrêana, recuperação da estação Campo Grande, recuperação do sistema funicular. Vamos acompanhar.
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