Trens regionais
O Ministério dos Transportes deu início ao processo de seleção de trechos para a reativação do transporte regional de passageiros. Segundo o diretor do Departamento de Relações Institucionais, Afonso Carneiro Filho, a seleção está sendo realizada com base em um estudo do BNDES onde foram indicados 64 trechos com potencial para a reativação. Agora, o Ministério está selecionando 28 ramais, tendo como pré-requisito o interesse do governo local em reativar a malha.
Após essa etapa, que deve estar pronta até janeiro do próximo ano, o ministério vai encomendar o estudo de viabilidade técnico-financeiro dessas obras para escolher pelo menos 13 projetos e então sair em busca de financiamento para a execução. O objetivo é colocar os editais de compra de equipamento e de construção civil no mercado a partir do segundo semestre de 2007. “Em 2008, as industrias já começariam a fabricação do material rodante”, disse ele.
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Verba da Cide
O repasse dos recursos da Cide para o setor metroferroviário poderá ser decisivo para a conclusão da expansão da Linha 2 e da Linha 5 e dos projetos de modernização e extensão da CPTM. Foi essa a conclusão de um estudo realizado pelo diretor de Planejamento e Expansão dos Transportes Metropolitanos do Metrô de São Paulo, Renato Viégas. A liberação de cerca 4% dos recursos possibilitaria a manutenção entre 2008 e 2012 dos investimentos de US$ 900 milhões anuais no sistema metropolitano de São Paulo. “Utilizamos como exemplo a modelagem financeira para construção da Linha 4, na qual 40% dos recursos são do governo do estado, 27% da iniciativa privada e 33% de outros financiamentos; no caso os da Cide.”
Estadualização das malhas
O ministro das Cidades, Marcio Fortes, pretende retomar as negociações para estadualização das malhas da CBTU que ainda estão sob a administração do governo federal. Isso inclui o Metrô de Recife (PE) e uma nova tentativa em Belo Horizonte (MG). As negociações foram suspensas no primeiro semestre durante em decorrência das eleições e possíveis mudanças dos governos estaduais. Agora, com os novos governadores, o Ministério deverá retomar as pressões para transferir as malhas.
Vontade política
Diante de uma platéia de ferroviários, Fortes enfatizou que o setor de transporte público de passageiros depende de vontade política e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem demonstrado apoio ao segmento. “Não adianta estudos de viabilidade e projetos, se não houver vontade política”, disse. Apesar disso, o ministro garantiu que o governo não vai dar início a nenhum projeto antes de terminar as obras que já foram iniciadas.
Ministro recebe reclamações de fornecedores da CBTU
Durante sua visita aos estandes do NT 2006, o ministro das Cidades foi assediado por fornecedores do Metrô de Recife, administrado pela CBTU. Executivos da Siemens e da MGE cobraram a liberação de recursos para o projeto de expansão do Metrorec, que está atrasado. Fortes afirmou que há vontade política para expandir as operações de transporte urbano de passageiros, mas não especificou nenhuma liberação de recurso.
Expresso Bandeirantes
Está prevista para a primeira quinzena de janeiro a publicação da Manifestação de Interesse convidando empresas a apresentarem propostas com os projetos básico, de engenharia e de modelagem financeira para o Expresso Bandeirantes. A expectativa é do diretor-presidente da CPTM, Mário Bandeira. Previsto para ligar Campinas à Estação Barra Funda, em São Paulo, o projeto está avaliado em R$ 2,7 bilhões, sendo R$ 2 milhões em infra-estrutura e R$ 700 mil em trens.
Trem de Guarulhos
Bandeira informou ainda que o edital de modelagem da PPP
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