Eadi confirma operação do desvio ferroviário

O desvio ferroviário da Estação Aduaneira do Interior (Eadi-Bauru) está perto de retomar seu funcionamento. O presidente da Eadi, Wilson Batista Souto, assegurou, ontem, que no dia 1 de janeiro de 2007 as cargas estarão sendo transportadas diretamente do porto de Santos até a Eadi, e vice-versa. As negociações entre a estação e a América Latina Logística (ALL) – administradora da ferrovia – estão em fase final e o contrato deverá ser firmado nos próximos dias. São aproximadamente 400 quilômetros de linha férrea de Bauru até a cidade litorânea. “É mais uma modalidade de transporte para empresários da região”, diz Souto.


A data de início para o funcionamento do desvio ferroviário foi anunciada durante encontro para empresários da região realizado no auditório da unidade local do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizado do Transporte (Sest/Senat), ontem de manhã. De acordo com Souto, já está tudo preparado para o início do transporte pela ferrovia. “Dentro da Eadi, já tenho o desvio ferroviário pronto há algum tempo”, diz Souto.


Apesar de demorar mais tempo, o transporte via ferrovia, segundo ele, é bem mais lucrativo do que por rodovias. Pela rodovia, gasta-se um dia para transportar cargas de Santos até Bauru. Através da ferrovia, no entanto, são dois dias. “É 30% mais barato do que transportar cargas pelas rodovias do porto (de Santos) até a cidade”, garante. Como comparação, uma carga via caminhão que custaria R$ 2,7 mil para ser trazida de Santos até Bauru ficaria em torno de R$ 1,9 mil através da ferrovia.


Movimento


Com a reativação do desvio, a expectativa é de que a quantidade de produtos (em peso) movimentada anualmente pela Eadi quadruplique em um ano. De janeiro até ontem, 29,1 mil toneladas foram transportadas pela Eadi em Bauru.


A falta de infra-estrutura ferroviária é um dos pontos que, para os empresários, emperram o crescimento mais acelerado do setor industrial da região. A concretização do transporte via ferrovia está em acordo com os planos de desenvolvimento integrado que vêm sendo discutidos antes mesmo da formação do Centro Logístico Integrado (CLI). O grupo de trabalho para a criação do centro foi formado no final do mês passado, quando o secretário de Estado dos Transportes, Dario Rais Lopes, esteve na cidade visitando as obras do novo Aeroporto de Bauru.


O CLI tem o objetivo de integrar diversos tipos de transportes do Estado de São Paulo com a região de Bauru, como rodovia, hidrovia e ferrovia, junto aos aeroportos. Na ocasião, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Walace Sampaio, foi nomeado como um dos membros do grupo de trabalho.


Ontem, ele disse que a primeira reunião do grupo deve acontecer até o final do ano. “Estávamos aguardando o término do período eleitoral. A partir de agora, acredito que a gente possa efetivamente instaurar o começo desse trabalho”, disse.



Encontro


O presidente da Estação Aduaneira do Interior (Eadi-Bauru), Wilson Batista Souto, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Walace Sampaio, ministraram palestras para empresários dos ramos da indústria, comércio e serviços ontem de manhã, na unidade do Sest/Senat.


Segundo o diretor da unidade, Milton Yamada, o objetivo era de conscientizar os empresários para a importância do desenvolvimento da cidade. “Por isso, empresários de todos os ramos participaram da palestra. Acreditamos que as pessoas, daqui para frente, se preocupem mais em investir na cidade”, explicou Yamada.

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Fonte: Jornal da Cidade de Bauru (SP)

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