Liberação de recursos acelera obras do metrô

Quem passa pela entrada lateral do 3º piso do Shopping Center Lapa pode ver do alto o surgimento da Estação de Metrô da Lapa, que fica atrás da estação de ônibus da Lapa. As obras estão em ritmo acelerado e se encontram 50% realizadas, por causa principalmente da liberação, pelo governo federal, de R$ 30 milhões que fazem parte de pacote de R$ 72 milhões de restos a pagar, referente ao montante que deveria ser liberado em 2005, para obras de infra-estrutura e sinalização do metrô.


A obra da Estação de Metrô da Lapa dependia da conclusão do túnel de ligação com a Estação do Campo da Pólvora e de um outro túnel de desaceleração dos trens que ficará do lado oposto, sob os shoppings Piedade e Center Lapa. Já foi feita a base de concreto da estação por onde os passageiros desembarcarão. Os trens vêm em um nível e depois sobem para um outro para se nivelar ao do subsolo da estação de ônibus da Lapa, onde os usuários vão escolher seus destinos.


Pela Estação de Metrô da Lapa deverão passar milhares de usuários do sistema de transporte público por dia. O adiantamento das obras de infra-estrutura do metrô pode ser observado, além da Estação de Metrô da Lapa, com 50 % de realização, nas obras das estações Acesso Norte, com 95%, e Campo da Pólvora, com 85 %. As duas primeiras são estações metroviárias acopladas às estações rodoviárias.


Na Estação Metroviária de Brotas, as obras estão em fase de fundação. A do Bonocô ainda não começou por causa das alterações na planta do trecho da avenida, que antes seria no nível do solo e agora será sobre a via. O ritmo de obras está intenso no túnel de ligação entre o elevado da Fonte Nova e a Estação de Metrô do Campo da Pólvora. Agora as atenções se concentram no acabamento e estruturação para que o elevado possa receber os dormentes.


No total, serão empregados pelo governo federal R$ 259 milhões, fruto de um empréstimo junto ao Banco Mundial, com o seguinte fluxograma: R$ 72 milhões em 2005; R$ 149 milhões em 2006 e R$ 37 milhões em 2007. A expectativa é que as obras sejam concluídas ao final de 2007, como informa o secretário municipal de Transportes e Infra-Estrutura, Nestor Duarte.


Conseguimos agilizar as obras que estavam num ritmo muito lento. A liberação era de R$ 10 milhões por ano, em média. Assim as obras ficariam prontas entre 15 e 20 anos. Em 2007 as obras serão mais aceleradas para que esta etapa do metrô possa ser entregue entre dezembro e o início de 2008, avalia o secretário. Para uma segunda etapa do metrô, extensiva para Pirajá e Águas Claras, o secretário acredita que não haverá problemas de continuidade, já que o governador eleito, Jaques Wagner, assegurou apoio ao projeto. 

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Fonte: Jornal da Mídia (BA)

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