Masisa faz parceria com ALL

A chilena Masisa, fabricante de painéis de madeira, resolveu usar a ferrovia para o transporte de produtos da sua fábrica de Ponta Grossa (PR) para as regiões Sul e Sudeste do País. Depois de levar por vagões a sua produção para Porto Alegre, a empresa fechou agora uma parceria com a América Latina Logística (ALL) para substituir o caminhão pelo trem no transporte de cargas até São Paulo.


A empresa informa que investiu R$ 4 milhões no projeto, que incluiu a reforma de 72 vagões, que passam a ser dedicados à operação de São Paulo e de Porto Alegre, e na reativação de um ramal ferroviário que pertencia à antiga Brasil Ferrovias, comprada pela ALL neste ano. Somente essa reforma custou R$ 300 mil. Segundo Alexandre Campos, diretor de industrializados da ALL, um dos principais pontos do projeto foi a reativação do trecho, de 2,5 quilômetros, que passa ligar a linha da ALL até o centro de distribuição da Masisa, localizado no bairro Barueri. O CD, inaugurado ontem, tem cinco mil metros quadrados e capacidade para estocar sete mil metros cúbicos de produtos.


O local, operado pela Apoio Logística e Serviços, vai abastecer a demanda do sudeste do País, que era atendida por rodovia. Segundo o diretor geral da Masisa do Brasil, Jorge Hillmann, a região responde por 40% das vendas da empresa. A partir de agora, a produção sai de ferrovia da fábrica até o CD, de onde será distribuída por caminhões. De acordo com ele, a operação deve trazer agilidade e rapidez no cumprimento dos prazos de entrega, mais do que redução de custos. A redução de gastos com a opção pela ferrovia deve compensar os custos de operação do centro de distribuição, diz.


Em média, segundo a América Latina Logística (ALL), há uma economia de 15% a 20% na substituição do modal rodoviário pelo ferroviário. Em geral, a ferrovia tem sido usada para escoar a produção para os portos. O caso da Masisa é novo porque antecipa a tendência da ferrovia crescer também em operações no mercado interno, em distâncias mais longas, lembra Alexandre Campos. De acordo com ele, a intenção é captar novos clientes nesse tipo de operação. A vantagem, além das longas distâncias, é que no mercado interno não há o impacto das oscilações do câmbio na demanda pelos serviços, ao contrário dos projetos de exportação, afirma. Por enquanto, os vagões estão voltando vazios, mas a idéia é captar cargas do sudeste para o sul do País para ganhar escala.


O transporte ferroviário vem sendo utilizado pela Masisa desde a entrada em operação de sua fábrica, em abril de 2001. Para atender a demanda da unidade, foi construído um ramal ferroviário de 5 km, ligando a fábrica ao seu terminal em Ponta Grossa. Por este terminal, é escoada a produção e realizado o recebimento de 60 mil toneladas de toras de madeira por mês, utilizadas na linha de produção. A ALL também transporta cargas da Masisa entre Brasil e Argentina.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Gazeta Mercantil

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*