O “megatatuzão” importado da Alemanha especialmente para a escavação da Linha 4 – Amarela (Luz-Vila Sônia) do Metrô de São Paulo começa a ser montado na manhã esta terça-feira (7) na Zona Oeste da capital paulista. A máquina, que teve que ser desmontada para ser transportada até a capital, deve começar a operar no mês que vem.
Funcionários do Consórcio Via Amarela descerão, por uma abertura chamada shaft, no teto da futura Estação Faria Lima, a roda de corte principal, que será acoplada na frente do megatatuzão. Apenas essa roda de corte pesa 180 toneladas, o equivalente a 187 carros populares. De acordo com o presidente do Metrô, Luiz Carlos David, a operação de acoplamento deve levar cerca de quatro horas.
O içamento do equipamento será feito com dois guindastes – um com capacidade para 350 toneladas e outro capaz de levantar 400 toneladas, segundo reportagem do “Jornal da Tarde”. Depois de passar pela abertura, que mede 15,5 por 21 metros, a roda será posicionada para o encaixe na estrutura do megatatuzão.
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A cabeça de corte foi pintada com a bandeira brasileira, mas a decoração vai desaparecer assim que o equipamento for colocado em movimento. A operação será acompanhada pelo governador Cláudio Lembo e pelo secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.
Especialmente para São Paulo
O megatatuzão custou R$ 81 milhões e foi comprado novo pelo consórcio Via Amarela da Herrenknecht AG, empresa alemã líder mundial na fabricação desse tipo de equipamento. Foi produzido especialmente para a obra, levando-se em conta o tipo de solo paulistano.
Desde a cidade de Schwanau, no sul da Alemanha, onde foi construída, o Megatatuzão enfrentou uma longa viagem até Santos, e de lá até a capital, desmontado e dividida em 82 contêineres. Todo computadorizado, ele poderá ser controlado à distância, direto da fábrica.
A máquina vai abrir 6,4 km de túneis a partir do Largo da Batata (Pinheiros), onde vem sendo montado, até a Estação Luz (Centro) e irá escavar, em média, 14 metros de túneis por dia.
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