Os fabricantes de peças e vagões, como Amsted Maxion e Hewitt, têm trabalhado junto com as concessionárias de ferrovias em busca de soluções que aumentem a produtividade no transporte de carga. Este é o caso da Hewitt, que está desenvolvendo para a Vale um novo truque com capacidade para cerca de 33,5 toneladas por eixo. Segundo José Peres Fernandes, gerente de desenvolvimento da Hewitt, esse será o truque com maior capacidade por eixo no Brasil, cerca de 1 tonelada a mais do que o utilizado hoje em dia.
O novo produto já foi testado estaticamente na fábrica e até o fim do ano deverá ser entregue para a Estrada de Ferro Carajás, onde entrará em funcionamento em fase experimental. Essa malha da Vale tem uma das maiores capacidades de tonelagem, por isso, o produto tem cliente específico.
Para empresas como a ALL, onde a linha suporta no máximo 20 toneladas por eixo, outras soluções são necessárias. E a Amsted-Maxion desenvolveu um truque com três eixos, dividindo o peso por três, e não pelos tradicionais dois eixos. Rodrigo Pereira, coordenador de engenharia de vagões da ALL, explicou que com esse novo equipamento, a ferrovia pode transportar vagões com capacidade bruta de até 120 toneladas, sendo que antes o máximo eram 80 toneladas em um vagão com dois truques de dois eixos cada.
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