O aumento no consumo de carvão pelo Complexo Termelétrico Jorge Lacerda e o crescimento gradual no transporte de revestimentos cerâmicos em contêineres até o Porto de Imbituba fez aumentar em quase 10% o volume carregado ao longo de 2006 nos vagões que transitam pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC), que interliga a Região Carbonífera a Imbituba. Foram transportados ao longo deste ano 2,6 milhões de toneladas de carvão (300 mil toneladas a mais que em 2005) e cerca de 35 mil toneladas de revestimentos cerâmicos em contêineres (cinco mil toneladas a mais que no ano passado.
Segundo Carlos Augusto Menezes, gerente comercial da ferrovia, o volume de carvão transportado em 2006 foi 5,6% superior aos 2,46 milhões de toneladas previstos no planejamento da empresa para 2006. Este acréscimo foi em função da necessidade da Tractebel, que opera a termelétrica, em gerar mais energia, afirma. Menezes diz que o câmbio desfavorável causou desaquecimento nas exportações, prejudicando todos os operadores da cadeia logística regional.
Revitalização do porto aumentaria transportes
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Para 2007, a FTC espera aumentar em 25 mil toneladas o volume de cerâmica transportado. A expectativa se baseia nos investimentos anunciados para a revitalização do Porto de Imbituba, como o aprofundamento do calado e a melhoria das vias de acesso. Nosso projeto irá evoluir à medida que o Porto de Imbituba receber investimentos e oferecer novas escalas ou rotas de navios, afirma Menezes. Segundo ele, a empresa está se preparando para atender as novas demandas que devem ocorrer com a revitalização do Porto.
Ainda sobre a infra-estrutura de transportes, Menezes considera a ligação ferroviária entre a FTC e a malha nacional importante para a região e acredita que uma das prioridades do Estado em termos de logística, após a duplicação do trecho Sul da BR-101, seja a extensão da malha ferroviária sul catarinense, interligando-a com a malha ferroviária nacional.
Saiba mais
A Ferrovia Tereza Cristina S/A, é uma empresa privada, formada em 1996, para assumir a concessão do serviço público de transporte ferroviário de carga na malha sul catarinense, realizado anteriormente pela Estrada de Ferro Donna Thereza Christina.
A FTC possui uma linha férrea de 164 Km de extensão, que interliga a região carbonífera de Santa Catarina ao porto de Imbituba, passando pelo município de Capivari de Baixo, onde se situa a usina termelétrica Jorge Lacerda – Tractebel Energia.Suas linhas cortam 12 municípios do Sul do Estado de Santa Catarina, que são: Imbituba, Laguna, Capivari de Baixo, Tubarão, Sangão, Jaguaruna, Içara, Criciúma, Siderópolis, Morro da Fumaça, Urussanga e Forquilhinha.
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