Ferropar divulga comunicado

A respeito da falência da Ferropar, decretada pela Justiça, e da retomada da ferrovia pelo Governo do Paraná, a concessionária divulgou o seguinte comunicado na última terça-feira (dia 19):


“Ferrovia Paraná S.A. – FERROPAR, subconcessionária do transporte ferroviário de cargas do trecho Cascavel – Guarapuava, informa aos Usuários da Ferrovia, Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários – ANTF, Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes – DNIT e Comunidade em geral o que segue:


A administração da FERROPAR não foi intimada acerca da decisão que decretou a falência da Cia., conforme veiculado na imprensa, aguardando, desse modo, a regular intimação para posterior manifestação  a respeito do teor e conseqüências da decisão, inclusive sobre a  possibilidade de recurso.


Cabe destacar, que desde 1998, a FERROPAR registra problemas decorrentes do modelo equivocado de desestatização adotado pela FERROESTE.  Desde lá, a FERROPAR vem informando formalmente à FERROESTE e ANTT, que os encargos que o contrato de subconcessão lhe impõe são sobremaneira onerosos, frente a fatores adversos como as dificuldades impostas para investimentos e o descumprimento pela ALL das suas obrigações do Convênio 28/95, cujos direitos foram sub-rogados pela FERROESTE à FERROPAR, dificultando o cumprimento das obrigações subconcedidas e o atendimento as demandas da Região Oeste.


Essa situação causou, até Junho/2003, prejuízos da ordem de R$ 76.000.000,00 (setenta e seis milhões de reais), agravados frente à inércia da FERROESTE em garantir os direitos sub-rogados pelo contrato subconcedido à FERROPAR e motivou o recurso da FERROPAR ao judiciário em 2003, quando ingressou na Justiça Federal de Brasília, contra a FERROESTE, ANTT, ALL, RFFSA e UNIÃO com pedido de reequilíbrio econômico-financeiro do Contrato de Subconcessão, tendo em vista o encargo financeiro cobrado pela FERROESTE, que tornou desproporcional a real capacidade de pagamento da subconcessão. O processo judicial está em fase de coleta de prova pericial.


Portanto, não se trata de inadimplência como a FERROESTE insiste alardear, trata-se sim, de pagar o que for compatível com a capacidade da subconcessão, frente aos problemas e dificuldades criadas.


É de se ressaltar que, apesar de todas as dificuldades criadas no período subconcedido, a FERROPAR pagou mais de R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais) para a FERROESTE pela utilização da ferrovia, a título de parcelas do contrato de subconcessão, tendo alocado investimentos na ordem de R$ 40.000.000,00 (quarenta milhões de reais) no mesmo período. 


Desse modo, não é razoável que a FERROESTE pretenda receber da FERROPAR um valor de alcance impossível em decorrência das distorções do negócio que oferecera.


Ainda assim é essencial ressaltar que nos últimos seis meses a atual administração da Cia. desenvolveu ações concretas no sentido de restabelecer a operação e melhorar o desempenho da Ferropar, através da(o):


a) negociação de novo acordo operacional com a ALL, em observância à determinação formal da ANTT;


b) realocação de locomotivas e vagões através de contratos para alocação de frota; e, principalmente,


c) restabelecimento dos contratos de transporte da FERROPAR e seus usuários.


Em razão de tais fatos, razoável é a impressão de que a situação da empresa é problemática, no entanto, os Administradores, Diretoria e Conselho de Administração, estão tomando medidas administrativas e judiciais no sentido de normalizar as atividades da empresa, atender aos compromissos firmados com fornecedores e clientes, bem como, garantir seus direitos frente à subconcessão que recebeu do Estado do Paraná e da União e que manterá pelo prazo de 30 (trinta) anos.


Por fim, a FERROPAR agradece, mais uma vez, a compreensão dos Usuários e da Comunidade.


Ferrovia Paraná S.A.”

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Folha de São Paulo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*