Amparado pelo novo convênio acertado entre Estado e União, assinado em novembro de 2005, que prevê recursos da ordem de R$ 588 milhões, o Trem Metropolitano de Fortaleza, Metrofor, tenta entrar nos trilhos. Os trabalhos ganharam ritmo, a partir do segundo semestre, depois de andarem em compasso lento, admite Fernando Mota, assessor da presidência da Metrofor – Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, empresa responsável pela construção e administração do metrô de Fortaleza.
Os trabalhos iniciaram em 1999 e deveriam ser concluídas ainda em 2002, mas até agora, 45% das obras da linha Sul, primeiro estágio, estão prontos. Isso significa que os 18 km de via dupla, previstos no convênio – trecho da estação Couto Fernandes até Vila das Flores, município de Pacatuba -, que seria finalizado em 2007 vai ficar para meados do ano seguinte, confirma Mota. O primeiro estágio abrange 24 km, no total, com 18 estações entre a João Felipe, no centro da capital, e Vila das Flores.
Pelo novo acordo, a linha Sul deverá ficar com R$ 518 milhões e a Oeste, abrangendo 19 km, com R$ 70 milhões destinados à melhoria do sistema atual de trens, caso da reforma do material rodante e locomotivas, por exemplo. Dos R$ 300 milhões que deveriam ser aportados ainda este ano, via repasses da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), para o primeiro estágio, entraram nos cofres da companhia R$ 98 milhões em recursos federais. Outros R$ 8,6 milhões corresponderam a contrapartida do Estado.
Para 2007, o orçamento da união prevê R$ 141 milhões e outros R$ 11 milhões do governo estadual. Na semana passada, em entrevista a Gazeta Mercantil, o governador eleito do Ceará, Cid Gomes (PSB), disse que depois da renegociação com governo a obra pegou ritmo. Naturalmente, vamos procurar acelerar os desembolsos.
Atualmente, estão em andamento as obras da parte subterrânea, com escavações de 1,5 km do trecho que liga a avenida Padre Cícero, até estação de São Benedito, no centro de Fortaleza. No trecho de superfície, os serviços se concentram entre as estações de Couto Fernandes e Vila das Flores. Também está sendo construído o Viaduto Rodoviário da rua Maria Gomes de Sá, e o elevado de Parangaba, de 2,2km de extensão.
O projeto global, linhas Sul e Oeste, abrange 43 km, sendo 4 km subterrâneos e 4,4 km de elevado. Mota diz que, com a integração, o Metrofor transportará 350 mil pessoas/dia.
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