A má gestão dos portos e a falta de investimentos em estradas e ferrovias acarretam um prejuízo anual de R$ 31 bilhões para a agricultura. A estimativa é da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Para mudar a situação, seriam necessários investimentos anuais de cerca de R$ 6 bilhões nos próximos 10 anos. Este ano, o governo está investe metade deste valor.
Na tentativa de reverter o apagão logístico, a CNA vai entregar ao presidente Lula, até o final do mês, uma pauta de sugestões para baixar os custos do agronegócio.
– A falta dos investimentos em infra-estrutura e a péssima qualidade de gestão do sistema portuário representam um obstáculo tão grande, que pode paralisar o crescimento da produção e das exportações – disse o presidente da CNA, Antônio Ernesto de Salvo.
Segundo a CNA, o transporte de soja até o porto de Roterdã, na Holanda, é um exemplo das perdas causadas por problemas de logística. O produto chega na Europa cotado a US$ 220 a tonelada/FOB, enquanto o custo deveria ser de US$ 95,00 caso fossem descontados os custos da operação.
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– Cerca de 70% do custo do produto brasileiro fica por conta dos problemas de logística – disse a recém-eleita Senadora Katia Abreu, vice-presidente da CNA.
No que se refere às ferrovias, a CNA diz que apesar do setor completar 10 anos de privatização, ainda permanecem os problemas estruturais de quando as ferrovias tinham o controle estatal.
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