“Metrô calça-curta” de Salvador em 2008

Os 2,8 milhões de habitantes de Salvador sonham com um transporte de massa há 20 anos. Mário Kertesz foi o primeiro prefeito a lançar a idéia de um projeto de locomoção coletiva mais digna e rápida, diferente dos apertados, lentos, impontuais e tradicionais buzus, como os ônibus são chamados na capital baiana. Primeiro a ser eleito depois da ditadura militar, Kertesz frustou o povo. Gastou milhões e o seu transporte de massa virou trem fantasma.


A palavra transporte de massa saiu de circulação na cidade até a reconquista do poder municipal pelo carlismo, grupo político liderado pelo senador Antonio Carlos Magalhães, em 1996. Depois de três derrotas na disputa pela capital baiana, Antônio Imbassahy coloca o PFL na prefeitura. No final de seu primeiro mandato, ele lança o projeto do Metrô de Salvador com conclusão para 2004. É reeleito em 2000, mas não consegue concluir a obra que seria o marco de sua gestão municipal dentro do prazo prometido.


O atual tucano Imbassahy acabou sendo vítima da política de superávit primário inaugurada pelo governo Fernando Henrique Cardoso, que era seu aliado, e continuada pelo adversário petista Luiz Inácio Lula Silva. A redução de gastos do governo federal significou prejuízo para a infra-estrutura da terceira maior cidade do País. O projeto do Metrô de Salvador abrangia vias em elevado, superfície e túneis num percurso de 12 quilômetros, com financiamento de US$ 300 milhões pelo Banco Mundial (Bird) e mais a contrapartida no mesmo valor das três instâncias do poder executivo e iniciativa privada.


A liberação de recursos se deu em doses homeopáticas até a suspensão total. A solução para o imbróglio só foi encontrada com a eleição do prefeito João Henrique (PDT), aliado do PT baiano. O projeto original foi alterado. O trajeto foi reduzido a pouco mais da metade, 6,5 quilômetros. A população levou a medida com o bom humor baiano, passando a chamar o transporte de massa de metrô calça-curta, ferrorama e menor metrô do mundo.


Para garantir o fluxo de recursos, o governo federal reenquadrou o Metrô de Salvador na categoria de Projeto Prioritário de Investimento em Infra-estrutura (PPI). As obras foram reiniciadas em março deste ano. O secretario municipal de transportes, Nestor Duarte, diz que, se forem liberadas as verbas, num total de R$ 259 milhões, conforme o cronograma previsto, a população soteropolitana vai poder andar de metrô no primeiro semestre de 2008 – ano de eleições municipais.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Gazeta Mercantil

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*