Volta do trem exige construção de viadutos

Possibilidade do retorno de trens de carga em Marília anunciada para fevereiro de 2007 pela ALL (América Latina Logística) deve criar necessidade de série de obras como passagens em subnível e viadutos em pelo menos cinco cruzamentos considerados mais perigosos ou vitais para o trânsito.


Propostas estão incluídas no Plano Diretor de Marília, no entanto envolvem investimentos maciços que podem ser viabilizados junto ao Ministério das Cidades. Cada passagem custa em média R$ 12 milhões.


Segundo Custódio Velanga, arquiteto e especialista em engenharia de tráfego do Eplan (Escritório de Planejamento), as passagens estão previstas nos cruzamentos na Rui Barbosa, Esmeralda, 9 de Julho, Paraná e João Martins Coelho.


Enquanto não são definidas as obras, ficará à cargo da Emdurb (Empresa de Desenvolvimento Urbano de Marília) disponibilizar agentes do GAT (Grupo de Apoio ao Trânsito) para sinalizar a passagens dos trens a fim de evitar acidentes. As cancelas, segundo o Eplan além de caras – custam cerca de R$ 60 mil – constantemente apresentam problemas e defeitos.


“Na Rui Barbosa está prevista também uma praça de espera das composições para mudança de linha. Será uma composição de 50 vagões, o que compreende mil metros de extensão. Na passagem da João Martins Coelho e depois próximo ao monumento do motorista atenderíamos a via norte para preparar a ligação com a zona oeste”, informa Velanga.


Segundo ele, os cálculos dos viadutos e projetos já foram encaminhados à Ferroban, que detinha o trecho que agora ficará sob responsabilidade da ALL. Os mesmos estudos deverão ser encaminhados à nova exploradora. No entanto, as obras ficariam a cargo da prefeitura.


O problema para a sinalização da passagens dos vagões é que não existe horário fixo, o que obrigaria a Emdurb a se comunicar com a empresa. O movimento maior dos trens será na safra da soja, no final do ano, com a passagem de quatro a cinco composições por semana com destino ao porto de Santos.


Quanto aos benefícios para a cidade, Velanga acredita que o interessante seria retomar os trens de passageiros com destino a São Paulo e volta para atender população de baixa renda.

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Fonte: Diário de Marília (SP)

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