O Plano de Aceleração de Crescimento (PAC), do governo federal, anunciado ontem, tem boas notícias para Salvador, relacionadas ao metrô. Os recursos foram garantidos a partir do esforço conjunto do prefeito João Henrique e do governador Jaques Wagner. Além de garantida verba para a edificação da segunda etapa do metrô, que vai do Acesso Norte a Pirajá, também há verba para a requalificação da via ferroviária que liga a Calçada ao bairro de Pirajá, bem como dinheiro para a edificação da segunda etapa da Via Portuária, cujo projeto está em fase de constituição.
O PAC também contempla investimentos para a construção do viaduto que ligará a Avenida Dorival Caymmi, no bairro de Itapuã, ao Aeroporto Internacional Deputado Luiz Eduardo Magalhães.
Segundo o secretário municipal de Transportes e Infra-Estrutura (Setin), Nestor Duarte, essas obras têm grande importância para a cidade do Salvador, porque além de contribuir para a melhoria nos serviços de transporte público, vai também gerar mais emprego para o soteropolitano.
A Via Portuária vai acabar com problemas referentes à circulação de transportes pesados pela cidade, reduzindo os riscos de acidentes; o viaduto vai facilitar o acesso para o aeroporto, eliminando a necessidade de passagem pela rotatória e a construção da segunda metade do metrô. A requalificação da via ferroviária vai contribuir para a melhoria do serviço de transporte coletivo do município, destaca o secretário.
Segundo Nestor Duarte, com os recursos será realizado o processo de recuperação das 10 estações de trem, bem como dos trens que fazem a linha Calçada-Pirajá. Atualmente três desses trens já se encontram em fase de recuperação, no Rio de Janeiro, sendo que o primeiro será entregue à população no início do próximo mês de fevereiro e o segundo no final do mesmo mês. O outro será entregue em março.
Dos outros três, um será recuperado também no Estado do Rio de Janeiro e os dois restantes serão recuperados aqui mesmo na cidade de Salvador.
Seja o primeiro a comentar