A América Latina Logística (ALL) instalou Centros de Projetos de Vagões em Sorocaba (SP) e Rio Claro (SP), para reforma e manutenção de vagões de bitola métrica e larga, respectivamente. A previsão é de que até fevereiro deste ano sejam recuperados 1.100 vagões. Desses, 600 serão reparados na oficina em Sorocaba, e 300 em Rio Claro. Para atingir esta meta, a ALL investiu em 2006 na oficina de Sorocaba cerca de R$ 8 milhões em infra-estrutura, reforma e compra de novos equipamentos e mão-de-obra. Em 2007, serão mais R$ 12 milhões.
Na oficina de Sorocaba serão desenvolvidos vagões específicos para o transporte de industrializados, como bobinas de papel e aço e placas de MDF, além de vagões plataforma para o transporte de contêiner, entre eles o usado para levar leite longa vida e produtos frigorificados para exportação.
O projeto de Rio Claro transformará a oficina no melhor centro de frenagem da América Latina. A meta é de que o centro seja também responsável pela manutenção pesada dos vagões de bitola larga. A meta é que cerca de 100 vagões passem por manutenção por mês, explica Rodrigo Goulart, Gerente da Oficina de Vagões.
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Segundo Gabriel Martelli, Gerente de Mecânica da empresa, o objetivo é crescer no transporte de produtos industrializados. Cerca de 30% da frota de vagões da Brasil Ferrovias estava inutilizada. Vamos recuperar e transformar muitos destes vagões que estão parados em plataformas para o transporte de contêiner, um mercado muito forte no estado de São Paulo, além de outros projetos. A ALL prevê crescer 25% no volume de produtos transportados pela malha de bitola métrica (trecho compreendido entre Mairinque a Corumbá).
De acordo com Martelli, a Brasil Ferrovias tinha metade do volume transportado pela ALL e o dobro do custo fixo, o que inviabilizava seu crescimento. Começamos agora o ciclo de crescimento sustentável, garante.
A recuperação e reativação das oficinas de Sorocaba e Rio Claro faz parte do ciclo de crescimento iniciado pela ALL nos trechos recém adquiridos (ferrovias Ferroban, Ferronorte e Novoeste), com investimento previsto de R$ 1 bilhão para os próximos anos.
PARCERIA PARA REFORMA DE VAGÕES – Com o objetivo de otimizar a operação logística e aumentar a participação do modal ferroviário no transporte de industrializados no país, em 2005 a ALL desenvolveu oito modelos diferentes de vagões em parceria com clientes como Klabin, Vega do Sul, CSN, Standard, Votorantim e Camargo Côrrea. Para isso, investiu somente em 2005 mais de R$12 milhões para transformar sua oficina de vagões em Ponta Grossa em uma unidade de projetos especiais. Somente este ano, serão adaptados 1,2 mil vagões.
A identificação de oportunidades para desenvolvimento de novos projetos semelhantes faz parte da estratégia da ALL para os próximos anos, que prevê um acréscimo gradual no volume de industrializados e uma participação cada vez maior do cliente nos investimentos necessários para expansão de capacidade.
Segundo Alexandre Campos, o investimento do cliente em ativos da empresa, além de ser um certificado de qualidade para a nossa operação, possibilita que vagões melhor adequados ao transporte sejam desenvolvidos, testados e colocados em operação.
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