A Companhia Brasileira de Trens Urbanos de Maceió (CBTU) lança na próxima segunda-feira, 5 de março, o Projeto “Nosso Trem, Quem ama cuida”. O objetivo é formar uma rede de parceiros para desenvolver ações de preservação da linha, dos trens e das estações, junto às comunidades que estão próximas a ferrovia. O projeto engloba a realização de eventos e distribuição de material educativo em três áreas temáticas: lixo, vandalismo e segurança nas passagens de nível.
A primeira ação do projeto terá início no dia 5 de março e será uma campanha sobre o lixo na ferrovia, já que, no período de chuvas, o acúmulo de entulho na linha do trem, torna o percurso mais perigoso tanto para os moradores quanto para os usuários do sistema de trens.
Com o slogan “Dê uma mão contra a sujeira, jogue o lixo na lixeira. O lixo que você deposita na ferrovia causa acidentes”, durante uma semana, cerca de 15 colaboradores da CBTU estarão nos bairros do Mutange, Bebedouro, Mercado e Bom Parto para realizar visitas e interagir com os moradores.
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O projeto surgiu a partir de constatação da Gerência de Manutenção da degradação da via causadas por ações humanas. De acordo com um levantamento da CBTU, em 2006, foram recolhidas mais de 2,5 mil toneladas de lixo, o que demandou cerca de 45 dias de trabalho e envolveu 38 colaboradores.
Segundo Clodomir Albuquerque, gerente de manutenção, é necessário conscientizar a população sobre seu papel na preservação do Sistema de Trens de Maceió. “O acúmulo de lixo na via provoca deslizamentos de terra, estraga os dormentes aumentando o risco de descarrilamentos, entope valetas causando alagamentos, retarda o tempo de viagem dos trens, além de trazer inúmeras doenças e proliferação insetos”, comenta o gerente.
Para o superintendente da CBTU de Maceió, José Lúcio Marcelino, o Projeto Nosso Trem surge com o propósio de contribuir para o fortalecimento do papel social da Companhia, além do exercício de cidadania nas comunidades. “Precisamos diminuir a degradação causada por fatores não-naturais para que possamos priorizar investimentos em material rodante (locomotivas e carros de passageiros) e na via permanente (dormentes, trilhos, etc)”, afirma o superintendente.
A ação porta-a-porta da campanha será realizada nos dias 5, 7, 9 e 13 de março, nos bairros Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Mercado, respectivamente, das 9 às 14 horas, com distribuição de folhetos e cartazes para os moradores e comércio da região.
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