Com a participação do ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo Silva, será lançado nesta quinta-feira (dia 8) o edital para as obras do novo contorno ferroviário de Araraquara e do pátio de manobras de Tutóia. Tidas como prioridade pelo DNIT e incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), as obras servirão para deslocar os trilhos da área urbana da cidade, por onde passam atualmente 15 trens por dia, para a região de Tutóia. As obras estão orçadas em R$ 146,5 milhões – custeados pelo governo federal – e incluem a implantação de 39 quilômetros de novas linhas, de instalações administrativas e três viadutos ferroviários e um rodoviário. A previsão é que obra seja entregue em 2009.
A solenidade acontece na sede da ALL na cidade, às 10h20, com a presença do coordenador ferroviário do DNIT, Luis Fernando de Pádua Fonseca, o prefeito de Araraquara, Edinho Silva, o diretor de Relações Corporativas da ALL, Pedro Almeida, e do co-presidente do Conselho de Administração da ALL, Wilson Delara. Após o lançamento, o ministro vai visitar as áreas que passarão por obras.
“Depois que a ALL assumiu o controle da Brasil Ferrovias, em maio do ano passado, a cidade de Araraquara voltou a ser um grande pólo ferroviário no Estado de São Paulo. A construção deste contorno irá melhorar a logística da operação ferroviária na região, possibilitando mais segurança, agilidade e aumento da capacidade na movimentação dos trens”, afirma o diretor de Relações Corporativas da ALL, Pedro Almeida.
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Manutenção – Ainda este ano, a ALL vai investir R$ 22 milhões na duplicação da capacidade do Centro de Manutenção de Locomotivas em Araraquara, que atualmente atende 12 máquinas por vez. Nele serão recuperadas locomotivas da frota morta da Malha Norte da operadora, além de serem realizados testes de potência, inspeção de motores e manutenção preventiva. “Já recuperamos 15 locomotivas que estavam paradas, e a previsão é que a maioria delas nunca mais rodasse. Até maio chegaremos a 35 máquinas recuperadas”, explica o gerente do Centro de Manutenção de Locomotivas, Ricardo Brandalise.
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