O Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (CEFET-MA) divulgou nesta terça-feira a concorrência para o Curso Técnico em Ferrovia que a instituição está iniciando em 2007.
Para as 40 vagas oferecidas, o CEFET recebeu 7.616 inscrições, o que resulta em uma concorrência de 190,4 candidatos por vaga. “Recebemos um total de 10.398 inscrições pela internet. Dessas, 7.616 foram efetivadas com o pagamento da taxa de inscrição em tempo hábil”, explica o chefe da Comissão Permanente de Admissão de Alunos ao CEFET-MA (COPEAC), Mariano Matos Ribeiro.
Para o professor José Ferreira Costa, Diretor Geral do CEFET-MA, este número superou inclusive as expectativas da instituição. “Esperávamos cerca de cinco mil candidatos e tivemos um número cerca de 50% maior”, destaca. O diretor chama a atenção para a grandeza deste número “No último vestibular da Universidade Federal do Tocantins, o curso de Medicina teve uma concorrência de 142 candidatos por vaga, que é muito alta. No Curso Técnico de Ferrovia a concorrência foi ainda maior”, ressalta.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O Curso Técnico em Ferrovia do CEFET-MA é o segundo do gênero no Brasil e irá abrir 40 vagas anualmente. O foco desse curso é preparar profissionais para atuar nas mais diversas áreas ligadas às ferrovias e transportes, desde a manutenção até o planejamento e logística de operações.
O curso terá duração de dois anos e, durante esse período, os estudantes farão um estágio curricular na Companhia Vale do Rio Doce. A empresa, inclusive, está investindo R$ 720.000,00 no curso, que será ministrado por professores do CEFET.
Para José Ferreira Costa, a união de duas instituições de renome como o CEFET e a CVRD garantem credibilidade ao curso e podem explicar o imenso sucesso junto à população. “A Companhia Vale do Rio Doce é uma das maiores empresas do Maranhão e do nosso país. O CEFET-MA é uma instituição tradicional, com 97 anos de história, e que, recentemente, foi apontada como uma das 10 melhores escolas de ensino médio do estado. Credenciais como essas atraem esses jovens que buscam uma formação de qualidade e a sua inserção no mercado de trabalho, especialmente em um setor tão importante para a economia maranhense como o de ferrovias”, finaliza.
As provas do processo seletivo para o Curso Técnico de Ferrovia acontecem no dia 25 de fevereiro. Os locais de provas ainda serão divulgados pelo CEFET-MA.
Seja o primeiro a comentar