O governo estuda a construção de um ramal da Ferrovia Transnordestina entre Salgueiro e Petrolina, em Pernambuco, para escoar frutas produzidas na região. Segundo o ministro da Integração Nacional, Pedro Brito, a região é uma das principais produtoras de frutas para exportação no País, e a ferrovia viria para completar o sistema de transportes. A informação foi divulgada ontem, durante a reunião de avaliação dos projetos de infra-estrutura hídrica incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O encontro teve a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo o ministro Pedro Brito, o novo trecho entre os municípios de Salgueiro a Petrolina deve ter 220 quilômetros. Os investimentos necessários foram estimados em R$ 300 milhões. Hoje sucateada, a Transnordestina vai ligar o interior do Nordeste aos Portos de Suape e Pecém. A reunião para tratar dos projetos de infra-estrutura do Programa de Aceleração do Crescimento será retomada hoje, com a discussão sobre as questões relativas aos portos e ferrovias.
O projeto do novo ramal ainda está em fase de negociação com a concessionária da Transnordestina e não foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento. No PAC, está registrado o traçado de 1.800 quilômetros entre o município de Eliseu Martins, no Piauí, com eixos para os Portos de Suape e Pecém, no Ceará, com bitolas de trilhos adaptadas a velocidades mais altas e maiores composições de trens.
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INVESTIMENTO – A obra secular custará R$ 4,5 bilhões, sendo R$ 1,050 bilhão da concessionária, R$ 823 milhões do Finor, R$ 2,230 bilhões do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste e R$ 400 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O trecho de 220 quilômetros entre Eliseu Martins e Salgueiro deve ser concluído até o fim do ano. A obra toda deve estar pronta até 2010.
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