“Acho inviável manter um processo democrático dentro de um panorama de exclusão social”. A frase, radical, vem de um empresário de 66 anos, Ivoncy Ioschpe, presidente do Conselho de Administração da Iochpe-Maxion, controladora da Amsted-Maxion, Ferroviário do Ano eleito pelo Conselho Editorial da Revista Ferroviária. Amigo do presidente Lula, Ivoncy acha que o governo deveria estar mais à esquerda, embora apóie iniciativas como o Bolsa Família: “é um investimento social que vai custar muito e que vai ter uma taxa de retorno muito baixa, pois esse investimento deveria ter sido feito há muitos anos e não foi”. Ivoncy foi eleito Ferroviário do Ano por sua decisão de manter de pé e ativa a fábrica de vagões de Cruzeiro (SP), mesmo no fundo da crise de encomenda, em meados da década de 90. Associou-se à Amsted norte-americana e aproveitou para atualizar seu departamento de engenharia. Nos últimos dois anos, com a retomada do mercado, ampliou a capacidade existente e ocupou as instalações da Cobrasma em Osasco (SP) e Hortolândia (SP), consolidando a posição da Amsted-Maxion como único fabricante de vagões completos do Brasil.
Ivoncy receberá o troféu das mãos do ministro dos Transportes Paulo Sergio Passos durante jantar em São Paulo no dia 13 de fevereiro. Com ele serão premiados a MRS, como Melhor Operadora de Carga; o Metrô Rio, como Melhor Operadora de Passageiros; a GE, como Melhor Indústria; a Constran, como Melhor Construtora; o Unibanco, como Melhor Agente Financeiro; a Alstom, como Melhor Empresa de TI; a CSN como Melhor Cliente; a Kaduna como Melhor Consultoria, e a Escola Silva Freire como Melhor Instituição de Ensino. A ALL receberá um prêmio hors concours pela aquisição da Brasil Ferrovias.
Na ocasião será distribuída a edição de fevereiro da Revista Ferroviária, com novo visual e novo projeto editorial. A edição trará a entrevista completa com Ivoncy Ioschpe.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar