A MMX Mineração e Metálicos acertou uma linha de crédito de US$ 250 milhões junto aos bancos Itaú BBA e ABC Brasil, sob a forma de project finance, para financiamento do projeto do Sistema MMX Amapá. De acordo com o diretor financeiro da companhia, Paulo Gouvêa, os recursos serão utilizados para a construção da mina e do porto e reforma da ferrovia. No total, o projeto, que também prevê uma usina de semi-acabados e outra de ferro gusa, deve consumir US$ 915 milhões.
O Sistema Amapá – do qual a MMX detém 70% do capital social e os 30% restantes pertencem à Cleveland-Cliffs – é composto por uma mina com capacidade estimada em 6,5 milhões de toneladas por ano de minério de ferro; da ferrovia Amapá e do terminal portuário de Santana. A mina tem entrada em operação prevista para outubro deste ano. Já o porto deve começar a operar no primeiro trimestre de 2008. O sistema ainda deve contar com uma usina de ferro-gusa, com capacidade para 2 milhões de toneladas anuais, também projetada para 2008, e uma usina de semi-acabados de 500 mil toneladas/ano, prevista para 2009.
Segundo Gouvêa, o empréstimo tem prazo de sete anos, com carência de dois anos e o pagamento será feito em 11 parcelas lineares. A MMX concederá garantia corporativa na proporção de sua participação no capital da subsidiária, durante a construção da Mina Amapá.
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