O ferroanel, uma das obras listadas no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) como prioridade, deverá ter o projeto de viabilidade econômica finalizado em abril pelo Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Júlio Fontana Neto, presidente da MRS Logística (a empresa tem o direito de concessão do trecho) disse que deve iniciar os estudos de impactos ambiental e social do projeto (antes mesmo do aval do BNDES). Devemos adiantar o Eia -Rima, mas como é um investimento alto, estamos avaliando, disse Fontana.
Serão construídos 63 quilômetros de ferrovia ligando Itaquaquecetuba a Campo Limpo Paulista. A obra está orçada em R$ 1 bilhão e segundo o executivo, o trecho terá capacidade de transporte de 10 milhões de toneladas por ano. Este é o grande gargalo da ferrovia no País. Isso porque atualmente trafegamos em um trecho operado também pelo trem de passageiros, na linha da CPTM [Companhia Paulista de Trens Urbanos], disse Fontana. Segundo ele, o transporte de carga é feito somente de meia-noite às quatro horas da manhã. Isso com limite de capacidade e tamanho das composições, acrescentou o Fontana.
O presidente da MRS disse ainda que a companhia já realizou todos os estudos e aguarda somente a definição do modelo de investimento para iniciar as obras do ferroanel. Pelo que foi definido no PAC, não será mais por meio de PPP (Parceria Público-Privada) e sim pelo Reequilíbrio Econômico Financeiro do Contrato, disse.
Com isso, explicou Fontana, parte do valor da concessão será destinada ao pagamento do investimento realizado. O valor desembolsado por mês pela MRS será menor por um tempo determinado como parte dos recursos que o governo teria que investir nas obras do ferroanel, disse o executivo.
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Por ano, a empresa paga R$ 200 milhões de concessão à União. Este dinheiro vai para o Tesouro como amortização da dívida da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), disse. A MRS tem crédito, mas é um tipo de investimento que não tem retorno para o acionista. Então, sozinho, sem um tipo de acerto será difícil, afirmou o executivo.
Duplicação de trecho
Fontana disse ainda que além do ferroanel, a MRS investirá na duplicação do trecho que liga Barra Mansa (RJ) ao Porto de Sepetiba. Segundo ele, serão construídos 100 quilômetros de ferrovia e a obra estará concluída até o final do primeiro semestre deste ano.
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