O vôo da SuperVia


Nada mais oportuno para um ambicioso plano de expansão do transporte ferroviário de passageiros na segunda maior região metropolitana do Brasil do que um ambiente amistoso entre os governos federal e estadual e um planeta preocupado em reduzir a emissão de gases do efeito estufa.


É esse o contexto que está fazendo a SuperVia tirar da gaveta e atualizar um projeto desenhado dois anos atrás. Até o fim do mês estarão concluídas as propostas técnicas e financeiras para elevar de 400 mil para 1,5 milhão de passageiros o movimento diário nas 89 estações e 225 quilômetros de vias da empresa.


A SuperVia, avisa seu presidente, Amin Alves Murad (foto), se compromete a desembolsar US$ 60 milhões para melhorar a infra-estrutura do serviço (leia-se subestações e sinalização). Mas precisa de US$ 480 milhões em investimentos na compra de 120 trens novos e de outros US$ 32 milhões para reformar 32 da frota atual. É este dinheiro que terá de vir do Estado, como prevê o contrato de concessão.


Daí a aposta aliança entre os governos Lula e Sérgio Cabral Filho.


— O estudo completo será apresentado ao governador em março. Esse investimento equivale a do valor total dos ativos (US$ 10 bilhões) e será capaz de triplicar o movimento de passageiros. Cada trem em operação equivale a 13 ônibus ou a 84 vans — diz Murad.


O plano transforma a SuperVia em metrô de superfície, porque substitui o sistema de horário fixo pelo de intervalo — nas áreas de maior movimento, como CentralDeodoro, os trens partiriam a cada três minutos. Um sistema de integração atrairia passageiros de ônibus e metrô. Além disso, três quartos da frota passariam a ter arcondicionado.


Hoje, são 22 de 163.

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Fonte: O Globo

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