Obras integram sistemas de transportes

Reavaliar a logística de transportes em Santa Catarina, interligando portos, ferrovias, rodovias e aeroportos será um dos desafios na área de infra-estrutura do governo do Estado. As obras são reivindicações antigas do setor produtivo, que cobra investimentos para estimular o crescimento econômico de SC. A pauta já está nas mãos de Mauro Mariani (PMDB), que assume o comando da Secretaria Estadual de Infra-estrutura depois do Carnaval.
O presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), José Milton Scheffer (PP), prefeito de Sombrio, cobra maior debate em busca de meios alternativos para o transporte. Ele não questiona a importância da duplicação da BR-470 e da conclusão da BR-282, reivindicações que também aparecem na lista de prioridades das classes empresarial e industrial. Mas acredita na necessidade de discutir um plano mais amplo para o Estado.
“Daqui a dez anos, podemos precisar duplicar a BR-101 outra vez se não encontrarmos uma forma alternativa para o transporte de carga”, alerta Scheffer, que defende maior exploração das ferrovias. As ferrovias translitorânea e do frango ficaram de fora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, que prevê R$ 1,9 bilhão em investimentos em SC.
O presidente da Federação das Indústrias de SC (Fiesc), Alcantaro Corrêa, também reconhece como prioridade o investimento em obras em diferentes vias que assegurem a eficiência logística, incluindo medidas que favoreçam o desenvolvimento equilibrado entre todas as regiões do Estado. “O motivo pelo qual esse é o item mais importante é porque trata dos problemas de forma abrangente e integrada.” Uma das grandes queixas do setor produtivo para ganhar competitividade é a carência de sistemas de transporte rodoviário e portuário com capacidade para absorver a crescente demanda de produtos a serem escoados para outros mercados nacionais e internacionais.
O acesso ao Estado pelo mar é outra prioridade. Ainda neste ano, o porto de Navegantes deve entrar em operação. A previsão é de que o de Itapoá comece a funcionar daqui a dois anos. O governo do Estado tem como compromisso investir nos acessos a essas estruturas portuárias construídas pela iniciativa privada. O desafio, no caso de Itapoá, é encontrar uma solução para o trânsito caótico da SC-415, que liga a cidade à SC-412, durante a temporada.
Outro desafio do governo será cumprir a promessa pendente do mandato anterior de não deixar nenhum município catarinense sem acesso rodoviário asfaltado. Mariani diz que essa será uma das prioridades da sua equipe. Faltam 29 cidades. Quinze devem ter os acessos concluídos neste ano, promete. Scheffer aponta estes acessos como importantes para a autonomia dos pequenos municípios.
Mariani antecipa que o governo do Estado está estudando, em parceria com o Rio Grande do Sul e o Paraná, estratégias para investir em alternativas de transporte que atendam às reivindicações dos municípios e do setor produtivo.


Mauro Mariani | futuro secretário estadual de infra-estrutura


Queremos concluir todos os acessos asfaltados a municípios em 2008, afirma Mariani


A Notícia – Qual a prioridade da secretaria para este início de segundo mandato?
Mauro Mariani – A conclusão dos acessos rodoviários aos municípios catarinenses. Quando assumimos o governo, 54 municípios não tinham acesso asfaltado. Entregamos 25 e estamos para inaugurar outros 15. Queremos concluir todos os acessos asfaltados a municípios no ano que vem.


AN – Uma das promessas do primeiro mandato foi não deixar município catarinense sem acesso rodoviário asfaltado. Por que não foi possível concluir os trabalhos em quatro anos?
Mariani – Eram 54 municípios, são muitas obras, obras grandes e a maioria não tinha nem projetos. Não tinha como fazer tudo.


AN – Nos últimos anos, o governo investiu na construção de dois novos aeroportos: um em Jaguaruna e outro em Correia Pinto. Nessas duas regiões, há dois aeroportos em ativi

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Fonte: A Notícia (SC)

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