A Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI), por sugestão de seu presidente, Marconi Perillo (PSDB-GO), aprovou requerimento para realização de audiência pública com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, para debater o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Já o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) sugeriu e a comissão aprovou requerimento para que sejam convidados os ministros do Planejamento, Paulo Bernardo, e das Cidades, Márcio Fortes, com o objetivo de discutir a situação de obras do metrô em diversos estados.
Também foi aprovado requerimento do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) para convidar a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, e o procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, além da ministra Dilma Rousseff para debater a questão da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.
O senador Delcídio Amaral (PT-MS) disse que o debate sobre o projeto da hidrelétrica de Belo Monte envolve ambientalistas e indigenistas desde o governo Fernando Henrique Cardoso. Delcídio lembrou que o debate sobre a usina já contou com a adesão até do cantor inglês Sting, conhecido defensor da causa ambiental e indígena.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Descentralização
Logo no início da reunião, Marconi Perillo disse que pretende levar a comissão aos estados para debater questões de infra-estrutura também com os governadores em todas as regiões brasileiras. O ex-presidente da CI, senador Heráclito Fortes, manifestou apoio à iniciativa.
Todos os senadores presentes à reunião, como Inácio Arruda (PCdoB-CE) a José Agripino (PFL-RN), manifestaram apoio à proposta de Perillo. Inácio Arruda argumentou que é fundamental discutir as desigualdades regionais no âmbito do PAC.
Seja o primeiro a comentar