A Cia. Vale do Rio Doce enviou à CVM comunicado de fato relevante, na sexta feira 16 de fevereiro, informando a intenção de vender em bolsa as ações de sua nova subsidiária Log-In Logística Intermodal SA. Esta compreende a exploração do terminal de contêineres de Vila Velha; a DCNDB Overseas, subsidiária da Docenave para o transporte de contêineres; os contratos da FCA “com base em ativos de terceiros; as operações de terminais terrestres intermodais; as pontas rodoviárias para carga geral e os serviços de planejamento e gestão logística.
A decisão significa a venda do transporte de conteineres como uma atividade independente da empresa. O transporte de minério e de carga geral para terceiros — core business da EFVM, Carajás e FCA — continuarão sendo operado pela CVRD. Nos últimos anos os serviços de logística executados para os clientes da companhia não cresceram no mesmo ritmo dos negócios de minério. Nos primeiros três trimestres de 2006 (os resultados do ano inteiro só serão divulgados dia 8 de março) a receita de logística ficou no mesmo nível de 2005 (R$ 2,5 bilhões) o mesmo acontecendo com o EBITDA (R$ 1,0 bilhão). No mesmo período a Vale como um todo registrou recordes operacionais e financeiros. A receita global cresceu 15 % e o EBITDA 19 %.
“Nos dois últimos anos, a deterioração do desempenho da agricultura de exportação no Brasil e a contração da exportação de aço, setores que se constituem nos principais clientes de nossas ferrovias, têm influenciado negativamente o crescimento da carga geral transportada”, explica o comunidado da CVRD para o terceiro trimestre.
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Outro indicador é a queda na importância relativa dos investimentos em logística na Vale. Estes chegaram a representar 25 % do total em 2004, quando a empresa fez sua primeira grande encomendas de vagões, e, pelo anúncio dos investimentos para 2007, não passarão de 11,4 %, embora em números absolutos os mesmos investimentos tenham crescido de US$ 484 para US$ 720/ano.
O comunicado à CVM ressalta que “os ativos e as atividades da Log-In Logística são inteiramente dedicados à logística intermodal, não sendo, portanto componentes dos negócios principais de logística da CVRD, que envolvem o transporte, manuseio e estocagem de seus produtos, especialmente o minério de ferro, e de carga a granel para clientes”.
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