Segunda economia que mais cresce no mundo, com índices estáveis de desenvolvimento desde a década de 1990, a Índia pode ser o próximo país a abrir intercâmbios comercial e cultural com o Tocantins, segundo foi discutido nesta quarta-feira, 14, em audiência entre o governador Marcelo Miranda (PMDB) e o embaixador indiano no Brasil, Hardeep Singh Puri, no Palácio Araguaia, em Palmas.
Em sua primeira visita ao Tocantins, o embaixador convidou Marcelo Miranda para ir à Índia e sinalizou o interesse daquele país em trocar experiências na área tecnológica, em importar a soja tocantinense e investir em áreas específicas, como a Ferrovia Norte-Sul.
Em entrevista, o governador considerou que a visita do embaixador marca o início de conversações mais profundas. “Abrimos caminho para discussões futuras, em áreas de interesse afins”, disse. Neste diálogo inicial, um dos pontos marcantes foi a participação da Índia na construção da Norte-Sul. “A índia é o segundo maior país em termos de ferrovia, temos uma importante ferrovia e discutimos o prolongamento dela”, completou Marcelo Miranda.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O intercâmbio entre Índia e Tocantins se inicia já nos próximos meses, na área cultural, com mostras do cinema e da gastronomia daquele país, segundo assegurou o embaixador.
Singh Puri foi recebido com honras de Estado no Palácio Araguaia, em solenidade que contou com participação da maioria dos secretários de Estado e do vice-governador Paulo Sidnei.
Ainda nesta quarta, Hardeep Singh Puri se encontrará com o prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), e com o presidente da Fieto – Federação das Indústrias do Tocantins, Eduardo Machado. Nesta quinta-feira, 15, antes de retornar a Brasília, o embaixador conhecerá a Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, no município de Lajeado.
Seja o primeiro a comentar