A Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) está planejando abrir outra frente de trabalho das obras da Ferrovia Transnordestina em Salgueiro, no próximo mês. O primeiro trecho da ferrovia começou a ser construído em agosto do ano passado, na cidade de Missão Velha, no Sertão do Ceará, e vai até a cidade pernambucana de Salgueiro. O trecho tem aproximadamente 100 quilômetros. “As obras estão praticamente paradas devido às chuvas. E pensamos em passar a trabalhar em Salgueiro, porque é mais seco”, explicou o diretor da CFN, Jorge Mello.
A Ferrovia Transnordestina vai ligar a cidade de Eliseu Martins, no Piauí, aos portos de Pecém, no Ceará, e de Suape. A ferrovia terá 1.860 quilômetros de extensão, dos quais 905 quilômetros serão de linhas novas a serem construídas em Pernambuco, Piauí e Ceará. A previsão é que o empreendimento seja concluído até 2010.
As obras da Transnordestina custarão R$ 4,5 bilhões e grande parte dos recursos será bancada com recursos da União. Há cerca de 15 dias, a CFN anunciou que contratou os projetos executivos dos trechos Salgueiro – Suape, Trindade (no sertão de Pernambuco) – Eliseu Martins e Missão Velha-Pecém. A expectativa é que estes projetos executivos fiquem prontos em um ano. “Dentro de quatro meses, queremos dar entrada no Estudo de Impacto Ambiental para no prazo de um ano, estarmos com a licença ambiental desses trechos”, comentou Mello.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar