Incluir Araripina no traçado previsto para a Transnordestina e construir um terminal ferroviário foram as propostas apresentadas pelo deputado Emanuel Bringel (PSDB), na tarde de ontem. O parlamentar explicou que, durante a visita do secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, à Região do Araripe, foi divulgado que a ferrovia partirá de Parnamirim até Trindade. “Tenho certeza de que os técnicos não tomaram conhecimento do potencial econômico de Araripina, que é a maior indústria de gipsita do País”, lamentou.
O tucano ainda ressaltou que a cidade possui, atualmente, 125 fábricas de pré-moldados, oito jazidas, duas multinacionais e produz 94% da reserva de gesso nacional. Segundo Bringel, se o projeto não for revisto, haverá prejuízo para o escoamento da produção gesseira de Araripina, pois o “produto precisará ser deslocado por 33 quilômetros até chegar em Trindade”, observou.
Histórico – A implantação da Transnordestina foi iniciada em 1990 e, em dezembro de 1992, paralisada por falta de recursos. Em julho do ano passado as obras foram retomadas. A ferrovia terá 1.860 quilômetros de extensão, dos quais 905 quilômetros serão de linhas novas a serem construídas em Pernambuco, Piauí e Ceará. O empreendimento custará R$ 4,5 bilhões e a previsão é que seja concluído até 2010.
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